A PALAVRA ARTÍSTICA: UM ENIGMA CONCRETO

Autores

  • MÁRCIO THAMOS UNESP

Resumo

Este trabalho constitui uma introdução ao estudo
do texto poético do ponto de vista de sua composição. Para
tanto, procura focalizar o processo de criação de textos artísticos,
ressaltando a maneira como o poeta relaciona-se com as palavras.
Através de exemplos que comparam a poesia com a pintura,
este estudo permite observar que: 1) ao artista importa menos o
tema que a expressão, 2) a linguagem artística está profundamente
relacionada à capacidade de imaginação do espírito humano, 3)
a experiência poética funda-se na percepção física da existência,
4) o poeta busca dar a ver através de imagens aquilo que deseja
exprimir e tende a valer-se da palavra como uma coisa concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. e comentários Eudoro de Souza. In: _____.

Os pensadores: vol. IV (Aristóteles). São Paulo: Abril, 1973, p. 439-502.

BANDEIRA, Manuel. Poesia e verso. In: _____. De poetas e de poesia.

Ministério da Educação e Cultura (Serviço de documentação), [19—], p.

-124.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4 a ed. São

Paulo: Ática, 2002.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a segunda infância. Iluminuras

de Martha Barros. São Paulo: Planeta, 2006.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Trad. Grupo Casa.

Bauru-SP: Edusc, 2003.

BRITTO, Paulo Henriques. A tradução literária. Rio de Janeiro: Civilização

brasileira, 2012.

BRODSKY, Joseph. Menos que um. Trad. Sérgio Flaksman. São Paulo:

Companhia das Letras, 1994.

CHILVERS, Ian; OSBORNE, Harold; FARR, Dennis (ed.). The Oxford

dictionary of Art. Oxford; New York: Oxford University Press, 1988.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Poesia completa. Fixação de

textos e notas de Gilberto Mendonça Teles. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,

GILES, Thomas Ransom. Introdução à filosofia. 4 a ed. São Paulo: Epu/

Edusp, 1980.

HEGEL, G. W. F. Estética (tomo II). Trad. de la edición francesa de Charles

Bénard por H. Giner de los Ríos. Buenos Aires: El Ateneo, 1954.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5 a

ed. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

JAKOBSON, Roman. O que é a poesia? In: TOLEDO, Dionísio (org.).

Círculo linguístico de Praga: estruturalismo e semiologia. Trad. Zênia de

Faria, Reasylvia Toledo e Dionísio Toledo. Porto Alegre: Globo, 1978, p.

-180.

LIMA, Alceu Dias. Apresentação. In: _____ (org.). Latim: estudos de textos

(vol. 1). Araraquara-SP: ILCSE-UNESP, 1985.

LIMA, Alceu Dias. Uma estranha língua?. São Paulo: Edunesp, 1995.

MELO NETO, João Cabral de. (Entrevista). Revista 34 letras, n. 3. Rio de

Janeiro, 1989, p. 8-45.

MONET, Claude. In: Degas, Toulouse-Lautrec, Monet. São Paulo: Nova

Cultural, 1991, p. 53-76. (Col. Os grandes artistas).

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. In: _____. Obras

incompletas. Trad. e notas Rubens Rodrigues Torres Filho. 3 a ed. São Paulo:

Abril Cultural, 1983, p. 83-151. (Col. Os pensadores).

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São

Paulo: Cosac Naify, 2012.

PIRANDELLO, Luigi. O Falecido Matias Pascal. Trad. Raul de Polillo.

São Paulo: Livraria Martins, [19—]

PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.

QUINTANA, Mário. Os melhores poemas de Mario Quintana. 4 a ed.

São Paulo: Global, 1988.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 47 a ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record,

RILKE, Rainer Maria. Os cadernos de Malte Laurids Brigge. Trad. Lya

Luft. São Paulo: Mandarim, 1996.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Trad. Sérgio Milliet.

São Paulo, Rio de Janeiro: Difel, 1979.

VALÉRY, Paul. Poesia e pensamento abstrato. In: _____. Variedades. Trad.

Maíza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991, p. 201-220.

VASCONCELOS, Naná. Berimbau bateu, camará! Salve Naná! (artigo de

D. A. Neves a partir de entrevista). Modern drummer Brasil (publicação da

Bass Art Editorial). São Paulo, n. 12, 1997, p. 18-27.

Downloads

Publicado

2016-05-24

Como Citar

THAMOS, M. (2016). A PALAVRA ARTÍSTICA: UM ENIGMA CONCRETO. Revista Alere, 10(2), 22. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/1294

Edição

Seção

ARTIGOS