A PRÁTICA MIDIÁTICA E A HISTÓRIA: EM FOCO, O SUJEITO INDÍGENA NO SÉCULO XXI

Autores

  • MARIA LUCELI FARIA BATISTOTE UFMS
  • CAROLINE HERMÍNIO MALDONADO UFMS

Resumo

Neste trabalho examinamos a prática midiática correlacionada  aos  aspectos  históricos,  no  intuito  de problematizar os sentidos discursivos sobre a construção daidentidade do sujeito indígena. Tomamos como corpus um texto sincrético, veiculado no Jornal Correio do Estado, no ano de 2009, que apresenta além do texto verbal, uma fotomontagem, na qual um jovem indígena aparece dividido, verticalmente, ao meio; de um lado, vestido com terno e gravata e, de outro, com um traje feito de fibras de buriti, típico da etnia Terena, usando, ainda, cocar, colares e pintura em parte do rosto. Para a análise, utilizamos noções da Semiótica francesa, mais especificamente, a semântica discursiva, no que tange a tematização e figurativização, buscando, à medida do possível, perceber na junção da expressão com o conteúdo o processo de textualização e os efeitos de sentido oriundos desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, G. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. [Trad. Henrique Burgio]. Belo Horizonte: Editora da UFMG. 2002.

AMOSSY, R.; PIERROT, A.H. Stéréotypes et clichés. Paris: Éditions Nathan, 1997.

BARROS, D. L. P. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 1 edição. São Paulo: Atual, 1988.

______. Teoria semiótica do texto. 4ed. São Paulo: Ática, 2005.

BATISTOTE, M. L. F. Semiótica francesa: busca de sentido em narrativas míticas. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2012.

BRAND, A. J. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá Guarani: os difíceis caminhos da palavra. Tese de Doutorado em História (PUC/RS), 1997.

_______; NASCIMENTO, A. C.; URQUIZA, A. H. Os povos indígenas nas instituições de educação superior: a experiência do projeto Rede de Saberes.

In: LÓPEZ, L. E. Interculturalidad, educación y ciudadanía. Perspectivas latino-americanas. La Paz: Plural, 2009, p. 377-395.

CORREIO DO ESTADO, Jornal. Suplemento especial O índio no

século 21. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 14 de Dezembro de 2009.

DE CERTEAU, M. A escrita da história. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

DIAS, E.; PINTO, M. Uma leitura semiótica do texto: “a cor da discórdia”. In: VIEIRA, J. A.; SILVA, D. E. G. Práticas de análise do discurso. Brasília: Plano – Oficina editorial do Instituto de Letras, UnB, 2003.

FIORIN, J. L. Sendas e veredas da Semiótica Narrativa e Discursiva. Delta Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v.15, n. 1, p. 177-207, 1999.

_______. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Ática, 1989.

_______. A noção de texto na semiótica. São Paulo: FFLCH-USP, 1994.

GREGOLIN, M. R. V. Recitações de mitos: a história na lente da mídia. In: _______(org.). Filigranas do discurso: as vozes da história. São Paulo/ Araraquara: Acadêmica FCL/UNESP, 2000.

GREIMAS, A J.; COURTÉS, J. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1993. v. 1.

GUIMARÃES, E. R. J. Semântica do acontecimento. 2.ed. Campinas: Pontes, 2005.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. [Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro]. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LIMBERTI, R. A categorização da educação como trabalho: um desafio ao professor da escola indígena. In: PEREIRA, M. C. (org.). Bilinguismo, discurso e política linguística. Cuiabá: Liz; Dourados: UFGD, 2012.

SILVA, T. T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

BATISTOTE, M. L. F., & MALDONADO, C. H. (2015). A PRÁTICA MIDIÁTICA E A HISTÓRIA: EM FOCO, O SUJEITO INDÍGENA NO SÉCULO XXI. Revista Alere, 8(2), 19. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/480

Edição

Seção

ARTIGOS