ARTE E POLÍTICA NO TEATRO ANGOLANO: A CORDA E O GRANDE CIRCO AUTÊNTICO/ART AND POLITICS IN ANGOLA THEATRE: A CORDA AND O GRANDE CIRCO AUTÊNTICO

Autores

  • Sidnei Boz UNEMAT

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma discussão sobre arte e política no teatro angolano, utilizando-se como objeto de estudo duas peças: A Corda de Pepetela e O grande circo autêntico de José Mena Abrantes. Ambas compreendem um momento crítico da história angolana, o pós-colonialismo. A primeira reporta-se a própria Angola e utiliza a metáfora de um cabo de guerra para definir o futuro do país. A segunda refere-se especificamente ao processo neocolonial da República Democrática do Congo, país vizinho a Angola, e de forma bem humorada e alegórica fala dos perigos de um governo totalitário. As principais semelhanças e dessemelhanças observadas nas peças, por meio de uma análise comparatista, procuramos estudar e apresentar com base nas teorias teatrais e literárias enfocando a vida social pós-colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANTES. José Mena. José Mena Abrantes Teatro (I e II Volumes) Angola. Coimbra: Cena Lusófona, 1999.

______. Entrevista concedida a Aguinaldo Cristóvão. Disponível em: < http://angola-luanda-pitigrili.com/who%E2%80%99s-who/j/jose-mena-abrantes> Acesso em 12. out. 2015.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, 1998.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 2004.

LUKÁCS, Georg. Die seele und die formen: essays. Neuwied/Berlin: Hermann Luchterhand, 1971.

______. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

PEPETELA. A Corda. 2. ed., Luanda – Angola: União dos Escritores Angolanos, 1980.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Boz, S. (2017). ARTE E POLÍTICA NO TEATRO ANGOLANO: A CORDA E O GRANDE CIRCO AUTÊNTICO/ART AND POLITICS IN ANGOLA THEATRE: A CORDA AND O GRANDE CIRCO AUTÊNTICO. Revista Athena, 10(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/1906

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS