A MORTE DA PERSONAGEM JESUS, NO EVANGELHO DE SARAMAGO: ESCRITURA E TRANSGRESSÃO

Autores

  • Márcia Elizabeti Machado de Lima UNEMAT

Resumo

Este trabalho traz como objeto de leitura o recorte da obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, em que se reconta a crucificação e morte da personagem Jesus, na perspectiva teoricamente definida como intertextualidade e/ou interdiscurso, paródia, ironia e carnavalização, à luz da teoria de (BAKHTIN,1981). Procuramos compreender o processo de retomada do texto bíblico, pelo romancista que reconta a “História das Histórias”, como escrita e transgressão, simultaneamente, como intertextualidade, conceito construído por Kristeva – fundamentada em Bakhtin – em que se compreende o processo de produtividade do texto literário que se constrói como absorção e transformação de outros textos. Sobre as questões de transcendência e religiosidade, ampliamos o olhar sob as lentes teóricas de: (ELIADE, 2001); (REICH,1991); (ALVES,1984); (RUSHDIE Apud MAGALHÃES, 2000) e (FISCHER, 1971).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. (trad.) Bíblia sagrada. São Paulo: sociedade bíblica do Brasil, 1969.

ALVES, Rubem. O que é Religião. São Paulo: Abril Cultural Brasiliense, 1984.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski, (trad) Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 1981.

CARVALHAL, Tânia Franco (org.). Saramago na Universidade. Porto Alegre: Ed. Universidade – UFRGS, 1999.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: A Essência das Religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.FÁVERO, Leonor Lopes. Paródia e Dialogismo. In: Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. Diana Luz Pessoa de Barros e José Luiz Fiorin (orgs). São Paulo: EDUSP, 1994.

FISHER, Ernst. A necessidade da Arte. (trad.). Leandro Konder. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KRISTEVA, Júlia. Introdução à Semanálise. São Paulo. Perspectiva, 1974.

MOISÉS, Leyla Perrone.O Evangelho Segundo Saramago. In: José Saramago: uma homenagem. (org.) Beatriz Berrini. São Paulo: EDUC, 1999.

PINERO, Antonio. O outro Jesus segundo os Evangelhos Apócrifos. Moema – SP: Mercuryo/Paulus, 2002.

REICH, Wilhelm. O Assassinato de Cristo. São Paulo: Martins Fonte, 1991.

RUSHDIE, Salman. Apud MAGALHÃES, Antonio. Deus no Espelho das Palavras. São Paulo: Paulinas, 2000.

SARAMAGO, José. O evangelho segundo Jesus Cristo. Rio de Janeiro: Record, 1991.

SEGOLIM Fernando. O Evangelho Às Avessas de Saramago ou Divino Demasiado Humano ou o Deus Que não Sabe o Que Faz. In: José Saramago: uma homenagem. (org). Beatriz Berrini. São Paulo: EDUC, 1999.

TENÓRIO, Waldecy. A Confissão da Nostalgia. In: Saramago Segundo Terceiros.(org.) Lílian Lopondo. São Paulo: Humanitas/ FFLCH/USP, 1998.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Lima, M. E. M. de. (2014). A MORTE DA PERSONAGEM JESUS, NO EVANGELHO DE SARAMAGO: ESCRITURA E TRANSGRESSÃO. Revista Athena, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/194

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS