Entre guerras “justas” e “injustas”: jogos de interesses no hinterland de Benguela e a produção de cativos (século XVIII)

Autores

  • Bruno Pinheiro Rodrigues

Palavras-chave:

Escravidão, Guerras justas, Benguela.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade analisar as chamadas guerras “justas” e “injustas” à luz dos diferentes interesses econômicos e políticos, bem como da necessidade de mão-de-obra escrava no hinterland de Benguela, ao longo do século XVIII. A promoção das guerras justas, além de desobstruir obstáculos ao comércio na região, foi um dos principais meios para obtenção de escravos. Para tanto, apresentaremos casos em que guerras foram declaradas para garantir a “normalidade do comércio”; outros em que tais conflitos foram denominados de injustos ou ilegítimos, acusados de serem resultado da cobiça ou ganância de determinados agentes; e, por fim, uma reflexão sobre a construção da legitimidade de uma guerra justa, a partir dos arranjos políticos e alianças com chefes locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Rodrigues, B. P. (2016). Entre guerras “justas” e “injustas”: jogos de interesses no hinterland de Benguela e a produção de cativos (século XVIII). História E Diversidade, 7(2), 118–134. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1123