A EXPANSÃO DAS ESCOLAS ISOLADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1910 - 1930)

Autores

  • Marineide de Oliveira da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Palavras-chave:

História da Educação. Educação Primária. Escola Isolada

Resumo

 O presente trabalho busca analisar, por meio de fontes documentais disponíveis nos principais acervos de Mato Grosso, como o Arquivo Público de Mato Grosso (APMT); o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) e o Arquivo da Casa Barão de Melgaço (ACBM), a criação e expansão das escolas isoladas mato-grossenses entre as décadas de 1910 e 1930, considerando a legislação educacional oficial da época, as peculiaridades do Estado, bem como a relevância dessa instituição para o cenário educacional mato-grossense. A escola isolada, descrita nas fontes documentais, comparada aos grupos escolares e as escolas reunidas, foram as instituições de maior expansão e oferta de ensino primário em Mato Grosso.

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

Silva, M. de O. da. (2014). A EXPANSÃO DAS ESCOLAS ISOLADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1910 - 1930). História E Diversidade, 5(2), 16. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/233

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DE PESQUISA (PARTE II)