EDUCAÇÃO CIDADÃ E TRABALHO PRODUTIVO – conexões contemporâneas

Robson Coelho Tinoco, Marilia de Alexandria Cruz Coelho

Resumo


RESUMO: novas linguagens de informação aliadas a recentes metodologias para estudar, a novas exigências técnicas para trabalhar, para fazer cursos vários emergem em rotinas datadas pela competição ético-técnica na resolução de problemas contemporâneos cada vez mais complexos. À universidade – núcleo educacional de pesquisas e formador de profissionais melhor preparados frente às novas circunstâncias históricas – cabe a função de balizar a atual relação educação-trabalho de maneira mais articulada e produtiva. Nesse atual contexto sócio-histórico marcado, em tempo real, pela informação produzida sem cessar e transformada em conhecimento aplicado, é necessário redefinir, crítica e metodologicamente, os papéis sociais de um indivíduo-cidadão atuante em seu meio profissional, atento às novas funções desse conhecimento adquirido e integrado às expressões culturais de sua própria realidade.

Palavras-chave: sociedade – educação – universidade – conhecimento – trabalho 


Referências


ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. 14. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

BRZEZINSK, Iria (org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília, DF: Plano, 2002.

CARNEIRO, Raquel. Informática na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

CARRERA, Dolores (Coordinadora del Taller de Educación). Telematica y educacion – conclusiones del talles de educación – Maig’98, 1er. Congresso sobre Publicación Electrónica (http://www.ucm.es/info/especulo/numero 8/dcarrera.html).

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. São Paulo: Cortez, 1994.

DIMENSTEIN, Gilberto. O aprendiz do futuro – cidadania hoje e amanhã. 3. ed. São Paulo: Ática, 1998.

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

Folha de São Paulo - caderno especial, “Ano 2000 cidades”, edição de 2 de maio de 1999.

FRYE, Northrop. Spiritus mundi. Essays on literature, myth and society. Bloomington: Indiana University Press, 1978.

GATES, Bill; RINEARSON, Peter. A estrada do futuro. Trad. Beth Vieira. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

HUTCHEON, Linda Hutcheon. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura – teoria e prática. 5. ed. Campinas, SP: Pontes; EdUNICAMP, 1997.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2004.

MACHADO, Antônio. Correio braziliense, edição de 5 de dezembro de 2004.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

_____. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado da (orgs.). Para navegar no século XXI. 2.ed. Porto Alegre: Sulina; EdPUCRS, 2000.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. São Paulo: Intrínseca, 2014.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 1996.

VATTIMO, Gianni. A filosofia e o declínio do ocidente. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado da (orgs.). Para navegar no século XXI. 2. ed. Porto Alegre: Sulina; EdPUCRS, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



UNEMAT - Campus de Tangará da Serra

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)

Campus Universitário de Tangará da Serra

Rodovia MT 358, km 07 Jardim Aeroporto,

78300-000 - Tangará da Serra - Mato Grosso

Telefone: (65) 3311-4900