AS MASHUPS LITERÁRIAS E A NARRATIVA ‘ZUMBI’ EM JANE AUSTEN

Autores

  • Amanda do Nascimento dos Santos Almeida UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1423

Resumo

Fenômeno da cultura de massa e da evolução da tecnologia no campo da literatura, as Mashups Literárias apresentam uma nova proposta de (re)leitura de obras canônicas na contemporaneidade. O gênero nascido da adaptação apropria-se de um texto da literatura clássica, inserindo-lhe elementos da dita cultura de massa. Tal produto híbrido em decorrência de seu caráter transgressor rompe com as convenções pré-estabelecidas em torno do conteúdo das obras canônicas. Tal fato suscita inúmeras indagações entre a crítica literária para possíveis debates em torno do compromisso de fidelidade, o valor da obra, conceito de originalidade dentre outras competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda do Nascimento dos Santos Almeida, UERJ

Graduada em letras/literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui interesse em teoria literária e literatura.

Referências

ARNOLD, Mathew. On The Modern in Literature, apud in: CARVALHAL, Tânia. (orgs), Literatura Comparada, Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. São Paulo Peguin Classics Companhia das Letras, 2011.

AUSTEN, Jane. GRAHAME-SMITH, Seth. Orgulho e Preconceito e Zumbis. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Crítica Literária Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Companhia das Letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

EAGLETON, Terry. Introdução: o que é literatura. In: ___. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p.1-22.

JAUSS. Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. De Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura comparada, intertexto e antropofagia. In: Flores na escrivaninha. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução Fernando Mascarello. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 4ª edição; 2012.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Almeida, A. do N. dos S. (2016). AS MASHUPS LITERÁRIAS E A NARRATIVA ‘ZUMBI’ EM JANE AUSTEN. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 9(01), 140–150. https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1423