A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA SOBRE A MULHER EM TEXTOS ESCOLARES

Autores

  • Nádia Beatriz Arruda Campos UNEMAT
  • Águeda Aparecida da Cruz Borges UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i1.617

Resumo

Este trabalho objetiva encontrar as constituições discursivas sobre a imagem da mulher em textos escolares. Em aulas de Língua Portuguesa, ministradas por uma bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), foi proposto aos estudantes das três séries do Ensino Médio a produção de um texto sobre o tema “O que é mulher?”. Com o intuito de identificar as constituições discursivas sobre a imagem da mulher  nestes textos, serão analisados sob a luz da teoria da Análise de Discurso de linha francesa, idealizada por Michel Pêcheux, e difundida no Brasil principalmente por Eni Pulcinelli Orlandi. Com base nos recortes textuais dos textos produzidos serão destacadas quais imagens de mulher foram mais recorrentes, além de relacioná-las às formações ideológicas presentes na constituição discursiva do sujeito, enfatizando as condições de produção capazes de interpelá-lo.

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Referências

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Publicado

2015-06-21

Como Citar

Campos, N. B. A., & Borges, Águeda A. da C. (2015). A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA SOBRE A MULHER EM TEXTOS ESCOLARES. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(1), 128–150. https://doi.org/10.30681/real.v8i1.617