O ENSINO DA GRAMÁTICA EM LIVRO DIDÁTICO DO ENSIO MÉDIO

Autores

  • Talita Aparecida da Costa Duarte UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i1.621

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar uma atividade sobre os adjetivos e observar como os adjetivos são apresentados e trabalhados no livro didático “Português: Literatura, Gramática, Produção de texto” (2009) do Ensino Médio.  A partir de um olhar crítico embasado nos autores Possenti (1996); Antunes (2003); Bechara (2002); Brasil (2000) entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação/ São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos. “Pesquisa em Língua Portuguesa” In: Pesquisa na Escola. Edições Loyola: São Paulo, 1998, p 65-88.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagem, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Língua Portuguesa. Brasília-DF: SEF/MEC, 2000.

DIAS, Luis Francisco. O estudo de classes de palavras: problemas e alternativas de abordagem. In: DIONÍSIO, Ângela & BEZERRA, Maria Auxiliadora. In: O livro Didático de Português. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

SARMENTO, Leila Lauar; TUFANO,Douglas. Português: Literatura, Gramática, Produção de texto: Volume Único.São Paulo: Moderna. 2011.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mundo das letras, 1996.

Downloads

Publicado

2015-06-21

Como Citar

Duarte, T. A. da C. (2015). O ENSINO DA GRAMÁTICA EM LIVRO DIDÁTICO DO ENSIO MÉDIO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(1), 216–226. https://doi.org/10.30681/real.v8i1.621