COMENTÁRIOS DA SEMANA: UMA ANÁLISE DAS CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Thainá Aparecida Ramos de Oliveira
  • Agnaldo Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i2.921

Resumo

Este breve estudo procura percorrer os encalços da escrita machadiana, mais precisamente a jornalística, e extrair dela os aspectos que moldaram a estética do autor. Para tanto, utilizaremos a seção Comentários da Semana como forma de captar elementos norteadores e conteúdos recorrentes em seu estilo literário e jornalístico.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Elizabeth. Entre impressões e opiniões: apontamentos sobre Machado cronista e a imprensa periódica no Brasil. IN: Revista ECOS. Edição nº 010 - Julho 2011

CAVALLINI, Marco Cícero. Momento e Política: os comentários da semana de Machado de Assis. IN: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.). História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005, pp. 299-340.

CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas/ Rio de Janeiro: Editora da UNICAMP/ Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

GRANJA, Lúcia e CANO, Jefferson. Machado de Assis. Comentários da semana. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

MINÉ, Elza. Páginas Flutuantes: Eça de Queiroz e o jornalismo no século XIX. Cotia. Ateliê. 2000.

Downloads

Publicado

2016-01-14

Como Citar

Oliveira, T. A. R. de, & Silva, A. R. da. (2016). COMENTÁRIOS DA SEMANA: UMA ANÁLISE DAS CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DE MACHADO DE ASSIS. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(2). https://doi.org/10.30681/real.v8i2.921