A profissão do auditor e o perito contábil na visão dos acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis de universidade pública e privada de Tangará da Serra/MT

Autores

  • Vanderléia Aparecida Silva Especialista em Auditoria e Perícia Contábil, professora do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Carlos Edinei Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Paulo Guimarães Camelo
  • Edinéia Souza Nunes
  • André Gomes Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v3i6.262

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar a visão dos acadêmicos concluintes em relação à profissão de auditor e de perito contábil e algumas das semelhanças e diferenças existentes entre as duas profissões; pois, diante das amplas opções que um profissional da área contábil tem, essas são duas profissões importantes e se assemelham quanto aos procedimentos, mas diferenciam-se quanto aos objetivos e finalidades. O embasamento teórico foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e por meio de artigos e livros publicados sobre o tema cujo público-alvo são os alunos do oitavo semestre do curso de Ciências Contábeis de uma universidade privada e outra pública. Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários, utilizando-se a abordagem qualitativa, para que os respondentes possam expressar suas opiniões em relação à grade curricular e também sobre o conhecimento da profissão. Para tanto, elaboraram-se tabelas e depois se analisaram os resultados obtidos com a pesquisa. Ao final da análise dos dados, concluiu-se que os acadêmicos consideram as profissões como promissoras e com grandes oportunidades, mas, segundo eles, a formação acadêmica não lhes proporciona práticas para que possam conhecer aprofundadamente as carreiras por que podem optar após a formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

______. Auditoria: um curso moderno e completo. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ATTIE, Willian. Auditoria interna. São Paulo: Atlas, 1992.

______. Auditoria: Conceitos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Resoluções CFC n.858/99 e n. 820/97.

______. Fiscalização ética e disciplina. Disponível em: <http://portalcfc.org.br/coordenadorias/fiscalizacao/faq/faq.php?id=6409>. Acesso em: 25 abr. 2013.

Clube dos Contadores – Diferença entre auditoria e perícia contábil. Disponível em: <http://www.clubedoscontadores.com.br/_artigos_olha.php?art=216&mod=1>. Acesso em: 04 abr. 2013.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FERREIRA, Ricardo J. Manual de auditoria. 7. ed. Rio de Janeiro: Ferreira 2009.

MORAIS, Antônio Carlos; FRANÇA, José Antônio de. Perícia judicial e extrajudicial: uma abordagem conceitual e prática. 2. ed. Brasília: A.C. Morais, J. A. de França, 2004.

PORTAL de Contabilidade. Auditoria independente: características. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria.htm>. Acesso em: 25 abr. 2013.

______. Perícia contábil: um mercado em expansão. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/trabalhopericial.htm>. Acesso em: 21 abr. 2013.

SÁ, Antônio Lopes de. Perícia contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Silva, V. A., Oliveira, C. E., Camelo, P. G., Nunes, E. S., & Carvalho, A. G. (2014). A profissão do auditor e o perito contábil na visão dos acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis de universidade pública e privada de Tangará da Serra/MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 3(6). https://doi.org/10.30681/ruc.v3i6.262

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)