A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT DE TANGARÁ DA SERRA – MT

Autores

  • Sibele Rodrigues Belo Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Tangará da Serra – UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.602

Resumo

Este artigo teve por objetivo identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis sobre a influência que os conhecimentos proporcionados pela disciplina de Psicologia exercem na formação do profissional contábil tal como na rotina pessoal. Através de pesquisa de campo, com questionários aplicados aos acadêmicos do 4º, 5º, 6º, 7º e 8º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT - Campus de Tangará da Serra-MT, constatou-se que os estudantes imputam seriedade aos assuntos do comportamento humano de forma a considerarem a disciplina de Psicologia como um aperfeiçoamento educacional. A importância revelada pelos discentes às questões abordadas pela Psicologia para formação profissional e pessoal dos futuros contadores evidenciou para UNEMAT o quanto a disciplina de Psicologia é significativa para os graduandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A.P.Contabilidade. História da Contabilidade. Disponível em: <http://www.apcontabilidade.com.br/historiacontabilidade.htm>. Acesso em: 27 março 2011.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas. 3º edição. São Paulo: Atlas, 1982.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13º edição. São Paulo: Saraiva, 1999.

BRAGHIROLLI, Elaine Maria; BISI, Guy Paulo; RIZZON, Luiz Antônio; NICOLETTO, Ugo. Psicologia Geral. 15º edição. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 8º edição. São Paulo: Atlas, 2006.

Covest. Concorrência do Concurso Vestibular 2008/1. Disponível em:<http://www.unemat.br/vestibular/downloads/vest_2008_1/documentos/vestibular_20081_concorrencia_vertical.pdf.> Acesso: 21 abril 2011.

Departamento de Ciências Contábeis – UNEMAT – Tangará da Serra. Histórico. Disponível em: <https://sites.google.com/a/unemat.br/cictga> Acesso: 19 abril 2011.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores. 4º edição. São Paulo: Atlas, 2004.

FREITAS, Rodrigo. Artigo: Psicologia Contábil. Disponível em:<http://www.contabeis.com.br/artigos/8/psicologia-contabil/.htm> Acesso em: 27 março 2011.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de Pesquisa em economia e elaboração de monografia. 3º Edição. São Paulo: Atlas, 2000.

LEVINE, Stuart R. Seis fundamentos do sucesso profissional. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

LONGARAY et al. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria de Prática. São Paulo: Atlas, 2003.

MILANI, Feizi M. Adolescência e violência: mais uma forma de exclusão. Disponível em:<http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/milani.pdf> Acesso: 20 agosto 2011.

Noticia Exata. Disponível em:<http://www.noticiaexata.com.br/index.php/educacao/2011/1-.html.>Acesso: 21 abril 2011.

OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia Cientifica: Projetos de Pesquisa, TGI, TCC, Monografia, Dissertações e Teses. 2º edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

PINTO, Larissa Cavalcanti de Sá. A formação acadêmica do Contador para o mercado atual. Disponível em: <http://www.facape.br/socrates/Trabalhos/Contador.htm> Acesso: 28 abril 2011.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 2º edição. São Paulo: Rêspel, 2003.

SCHMIDT, Paulo. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Bookmann, 2000.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. 2º edição. São Paulo: Saraiva, 2002.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5º edição. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Belo, S. R. (2012). A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEMAT DE TANGARÁ DA SERRA – MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.602

Edição

Seção

Artigos