ANÁLISE DA CARTEIRA DE CRÉDITO RURAL LIBERADA COM RECURSOS DO BNDES NA COOPERATIVA SICREDI NA UNIDADE DE TANGARÁ DA SERRA - MT

Autores

  • Flávio Henrique Colla Leite Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Laercio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
  • Cleiton Franco Mestre em Economia (UFMT), Professor do Departamento de Ciências da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.604

Resumo

Os recursos oferecidos pelo Governo Federal, através do BNDES, atendem a muitos investimentos a produtores rurais no Brasil, onde estes recursos são utilizados para investimentos, custeio e comercialização da produção. Com o crescimento do setor rural, o governo criou diversas modalidades de crédito para financiamento, afim de atender a perspectiva de investimentos no setor e consequente aumento de produção. Este artigo teve por base uma analise da carteira de crédito rural da cooperativa Sicredi com recursos do BNDES de 2005 a 2010, onde através deste conseguiu identificar quais são as linhas de financiamentos oferecidas pela cooperativa Sicredi com recursos repassados ( BNDES PSI; Procaminhoneiro; Moderagro; Moderinfra; Moderfrota; Propflora; Pronaf e Produsa), levantar as características dos principais tomadores e levantar os valores anualmente aplicados no setor por linha de financiamento. Conseguindo assim identificar quais as características dos financiamentos tomados por produtores rurais de Tangará da Serra. A realização deste artigo compreendeu uma análise documental dos relatórios oferecidos pela cooperativa Sicredi, em que através de relações entre os dados e de uma entrevista com colaboradores da cooperativa pode-se identificar alguns motivos que podem ter levado a oscilação de mercado para o aumento de financiamento de algumas modalidade e o decréscimo de outras. Portanto conclui-se que os financiamentos mais tomados no Sicredi no período analisado são de longo prazo, realizado por pessoas com menos tempo de associação, em que 29,35% do total são representados por grandes produtores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da Pesquisa: São Paulo: Atlas,2004.

BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Histórico. Disponível em <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes

_pt/institucional/O_BNDES/A_Empresa/>. Acesso em 25.04.2011.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2006a. Circular nº 198 de 18 de Agosto de 2006 do BNDES: dispõe sobre as normas reguladoras do produto Pronaf. Mimeo.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2006c. Carta Circular nº 197 de 18 de Agosto de 2006 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto Sustentação do Investimento (BNDES PSI). Mimeo.

¬¬¬¬_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2010a. Circular nº 54 de 04 de Novembro de 2010 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto BNDES Procaminhoneiro. Mimeo.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2010b. Circular nº 16 de 16 de Julho de 2010 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto Moderagro. Mimeo.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2010c. Carta Circular nº 17 de 16 de Julho de 2010 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto Moderfrota. Mimeo.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2010d. Circular nº 18 de 16 de Julho de 2010 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto Moderinfra. Mimeo.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2010e. Circular nº 19 de 16 de Julho de 2010 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto Propflora. Mimeo.

_____, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. 2010f. Circular nº 20 de 16 de Julho de 2010 do BNDES. dispõe sobre as normas reguladoras do produto Produsa. Mimeo.

MARTINS, Gilberto de Andrade.THEÓPHILO, Carlos Renato.(2007).Metodologia da Investigação Cientifica para ciências sociais aplicadas. São Paulo:Atlas.

MCR – Manual de Crédito Rural, caps. 10 e 13. (2006) Pesquisa em 01/2007; Disponível em www.bcb.gov.br

MEINEN, Ênio. Aspectos Jurídicos do Cooperativismo. – 1. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002.

RIBEIRO, Magno Alves. Manual Para Elaboração e Apresentação de Monografias. 1 ed. Tangará da Serra/MT: Sanches 2005.

SCHARDONG, Ademar; Cooperativa de Crédito, instrumento de Organização Econômica da Sociedade. 2 º Edição, Porto Alegre: Editora Rigel,2003.

SICREDI. Histórico. Disponível em: <http://www.sicredi.com.br/historico/index.html>. Acesso em 25.04.2011.

TURIBIO, Tulio Cesar da Fonseca. Análise da Concessão de Crédito Rural Via FCO Rural aos Produtores no Estado de Mato Grosso. Dissertação [Mestrado em agronegócios e desenvolvimento regional], Cuiabá: UFMT, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Leite, F. H. C., Melz, L. J., & Franco, C. (2012). ANÁLISE DA CARTEIRA DE CRÉDITO RURAL LIBERADA COM RECURSOS DO BNDES NA COOPERATIVA SICREDI NA UNIDADE DE TANGARÁ DA SERRA - MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i1.604

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>