“ENTRE PÉTALAS CAÍDAS A PRAGA DEVORA O PERFUME”: UM CANTEIRO GÓTICO EM JARDIM DE OSSOS, DE MARLI WALKER

Autores

Palavras-chave:

Jardim de Ossos, Marli Walker, Gótico, Literatura gótica, Literatura brasileira contemporânea

Resumo

A primeira parte de Jardim de ossos, de
Marli Walker, forja uma atmosfera decadente e
degradada, em que a morte se faz presente nas mais
variadas situações. Notamos que é possível sentir
uma ambiência configurada por essas características
rondando essa parte inicial, intitulada “Canteiro de
espantos”. Acreditamos que o fator principal disso se

dá por conta da semântica da palavra “osso”, presente
em todo o livro, o que é bastante significativo para
pensarmos a relação entre vida e morte, bem como,
as suas ressonâncias. A partir dessa percepção,
nosso objetivo é compreender esse “canteiro” à luz da
estética gótica, de maneira a estabelecer um diálogo
sobretudo com o que se convencionou identificar de
Graveyard school of poetry, expressão utilizada por
estudiosos para identificar poetas ingleses de meados
do século XVIII que produziram textos de caráter
meditativo tendo como temáticas principais a morte,
o sobrenatural, o sublime etc. Nossa discussão se
baseia nos estudos de Jerrold E. Hogle (2002), David
Punter e Glennis Byron (2004), Nick Groom (2012),
Fred Botting (2014), Júlio França (2017) e Sandra
Vasconcelos (2002)

Publicado

2023-03-22

Como Citar

Moraes, H., & Oliveria de S. Soares, W. (2023). “ENTRE PÉTALAS CAÍDAS A PRAGA DEVORA O PERFUME”: UM CANTEIRO GÓTICO EM JARDIM DE OSSOS, DE MARLI WALKER. Revista Alere, 26(2), 249–269. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11020