POLÍTICAS DE ESTADO E ENSINO: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Érica Lopes da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Weverton Ortiz Fernandes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Língua, Discurso, Texto literário, Ensino

Resumo

O presente estudo objetivou refletir e problematizar o modo como o ensino da língua portuguesa, mediado pelo texto literário, configura-se pela relação entre língua, gramática e texto, tomando como material de estudo o manual didático disponibilizado aos estudantes da região noroeste do Estado de Mato Grosso. A pesquisa, cujo procedimento desenvolveu-se em duas partes, contemplou, em um primeiro momento, as políticas de Estado; posteriormente, os procedimentos metodológicos de ensino da língua pelo texto literário. O estudo filia-se à teoria da Análise de Discurso francesa, desterritorializada no Brasil por Eni Orlandi, e mobilizou-se as noções de memória discursiva e condições de produção.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Lopes da Silva, Érica, & Ortiz Fernandes, W. (2023). POLÍTICAS DE ESTADO E ENSINO: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO MATERIAL DIDÁTICO. Revista Alere, 27(1), 59–78. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11528