IMAGENS DE CERTO ORIENTE EM DOIS IRMÃOS (2000), DE MILTON HATOUM

Autores

  • RODIRLEI SILVA ASSIS FAPEPE

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar as imagens do Líbano presentes em Dois irmãos (2000), de Milton Hatoum. A ênfase memorialística do romance proporciona um conjunto de imagens orientais que, embora não se prendam ao aspecto da materialidade direta, se coadunam e se colam a imagens inerentes a múltiplas nacionalidades. São conjuntos imagéticos que desenham uma espécie de mosaico identitário capaz não somente de surpreender a condição diaspórica dos povos oriundos do Oriente Médio, radicados em Manaus nos primeiros decênios do século XX, mas a trajetória humana em busca da sobrevivência. Para demonstrar como a materialidade funciona, em Dois irmãos, apenas como topos das construções identitárias, nossa análise parte das localizações espaciais, relativas sobretudo à imagem da casa, que aqui temos como repositório imagético, para a apreensão da complexidade cultural que é construída no cerne da narrativa.

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Referências

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Publicado

2015-06-07

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

IMAGENS DE CERTO ORIENTE EM DOIS IRMÃOS (2000), DE MILTON HATOUM. (2015). Revista Alere, 9(1), 23. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/462