RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA HERCULANO BORGES, DE BARRA DO BUGRES/REPORT EXPERIENCE : STORYTELLING PROJECT AT HERCULANO BORGES SCHOOL, BARRA DO BUGRES

Autores

  • Rosana Arruda de Souza Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Jhon Wittor Araújo Nunes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Aristimar Roberta de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/athena.v26i01.12493

Palavras-chave:

Projeto. Contação de Histórias. Leitura. Premiações.

Resumo

Propusemos, neste trabalho, relatar as experiências até então vividas durante o Projeto de Contação de Histórias, desenvolvido na Escola Municipal Herculano Borges, localizada na cidade de Barra do Bugres, Mato Grosso. Para tanto, lançamos mão da base teórica: Coelho (2000); Cosson (2014); Iser (1999); Bettelheim (1980). O projeto, que está em fase de desenvolvimento, visa incentivar os alunos na leitura, escrita e produção de textos de gêneros literários, por meio de atividades lúdicas com premiações. Os alunos já produziram desenhos, após escuta atenta de história infantil contada; e, também, produziram poemas sobre a temática da água. Percebemos que os alunos se esforçam e se animam mais quando percebem que estão imbuídos em atividades que fazem parte de um sério processo – as atividades são avaliadas por uma banca de professores e, posteriormente, pontuadas em colocações para o recebimento de prêmios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Arruda de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    Licenciada em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Mestre e doutora em estudos literários pela mesma  universidade.  

     

  • Jhon Wittor Araújo Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestre em ambiente e sistemas de produção agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor na rede pública do município de Barra do Bugres. 

  • Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    Doutorando em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Aristimar Roberta de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestre em matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar – pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.

CARVALHO, Audrey. O lúdico no desenvolvimento da criança. São Paulo: Rideel, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 200.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto,2004.

ISER, Wolfgang. Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução: Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EduERJ, 1999, p. 20-33.

FÉLIX, Sandra Regina (adap.) A velha a fiar. São Paulo: Noovha América, 2012.

JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo, UNESP, 2002.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia: Gwaya, 2005.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA HERCULANO BORGES, DE BARRA DO BUGRES/REPORT EXPERIENCE : STORYTELLING PROJECT AT HERCULANO BORGES SCHOOL, BARRA DO BUGRES. (2025). Revista Athena, 26(01), 91-104. https://doi.org/10.30681/athena.v26i01.12493

Artigos Semelhantes

1-10 de 238

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.