RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA HERCULANO BORGES, DE BARRA DO BUGRES/REPORT EXPERIENCE : STORYTELLING PROJECT AT HERCULANO BORGES SCHOOL, BARRA DO BUGRES
DOI:
https://doi.org/10.30681/athena.v26i01.12493Palavras-chave:
Projeto. Contação de Histórias. Leitura. Premiações.Resumo
Propusemos, neste trabalho, relatar as experiências até então vividas durante o Projeto de Contação de Histórias, desenvolvido na Escola Municipal Herculano Borges, localizada na cidade de Barra do Bugres, Mato Grosso. Para tanto, lançamos mão da base teórica: Coelho (2000); Cosson (2014); Iser (1999); Bettelheim (1980). O projeto, que está em fase de desenvolvimento, visa incentivar os alunos na leitura, escrita e produção de textos de gêneros literários, por meio de atividades lúdicas com premiações. Os alunos já produziram desenhos, após escuta atenta de história infantil contada; e, também, produziram poemas sobre a temática da água. Percebemos que os alunos se esforçam e se animam mais quando percebem que estão imbuídos em atividades que fazem parte de um sério processo – as atividades são avaliadas por uma banca de professores e, posteriormente, pontuadas em colocações para o recebimento de prêmios.
Downloads
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar – pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.
CARVALHO, Audrey. O lúdico no desenvolvimento da criança. São Paulo: Rideel, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 200.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto,2004.
ISER, Wolfgang. Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução: Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EduERJ, 1999, p. 20-33.
FÉLIX, Sandra Regina (adap.) A velha a fiar. São Paulo: Noovha América, 2012.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo, UNESP, 2002.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia: Gwaya, 2005.