VOZES DA NEGRITUDE: IDENTIDADE E RESISTÊNCIA NOS POEMAS DE ADÃO VENTURA, SOLANO TRINDADE, LANGSTON HUGUES E FRANCISCO JOSÉ TENREIRO/VOICES OF NEGRITUDE: IDENTITY AND RESISTANCE IN THE POETRY OF VENTURA, TRINDADE, HUGHES, AND TENREIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/athena.v27i02.13312Palavras-chave:
Negritude. Poesia. Resistência.Resumo
Este artigo propõe reflexões sobre os poemas Negro Forro de Adão Ventura, Sou Negro de Solano Trindade, Eu, Também de Langston Hughes e Negro de Todo o Mundo de Francisco José Tenreiro, com foco nas diferentes abordagens sobre a identidade negra. Por meio de uma análise comparativa, investigamos como cada poema reflete perspectivas e experiências distintas dentro da negritude. Embora cada obra apresente características próprias, todas compartilham o compromisso de celebrar a identidade negra e de resistir à opressão racial. Assim, esta análise busca proporcionar uma compreensão mais profunda da diversidade e da força da experiência negra, destacando a poesia como uma ferramenta poderosa de reflexão e transformação social.
Downloads
Referências
ALS, Hilton. O Elusivo Langston Hughes. The New Yorker, The New Yorker, 9 de julho de 2019. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2015/02/23/sojourner. Acesso em: 03 jun. 2024.
CÉSAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. Nova Iorque: Monthly Review Press, 1955.
DU BOIS, W. E. B. As almas da gente negra. Chicago: A. C. McClurg & Co., 1903.
FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.
FERREIRA, Murilo da Costa. De Coração em África: a negritude poética de Francisco José Tenreiro. Nau Literária, Porto Alegre, v. 07, n. 01, jan./jun. 2011. Disponível em: seer.ufrgs.br/NauLiteraria. ISSN 1981-4526.
GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Cambridge: Harvard University Press, 1993.
HALL, S. Cultural Identity and Diaspora. In: RUTHERFORD, J. (Ed.). Identity: Community, Culture, Difference. Londres: Lawrence & Wishart, 1996.
HOOKS, B. Black Looks: Race and Representation. Boston: South End Press, 1992.
HUGHES, Langston. Eu, também. Tradução de Leo Gonçalves. Disponível em: https://quintadaspalavras.blogspot.com/2012/02/eu-tambem-langston-hughes.html. Acesso em: 1 jun. 2024.
PAULA, Adriana de. Solano Trindade e a poética afro-brasileira. Iconografia da história, 2020. Disponível em: https://iconografiadahistoria.com.br/2020/11/20/solano-trindade-e-a-poetica-afro-brasileira/. Acesso em: 01 jun. 2024.
PEREIRA, Edgard. Adão Ventura. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. v. 2, Consolidação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
RICOEUR, P. Soi-même comme un autre. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
TRIGO, Salvato. Ensaios de Literatura Comparada Afro-Luso-Brasileira. Lisboa: Vega, (s/d).
TENREIRO, Francisco José. Coração em África. Pref. J.B. Martinho. Lisboa: Editora África, 1982.
TRINDADE, Solano. Poemas antológicos de Solano Trindade. São Paulo: Nova Alexandria, 2021. 167 p., il., 21 cm. (Obras antológicas. Poemas). ISBN 97885749225601.
VENTURA, Adão. Negro Forro. In: VENTURA, Adão. A cor da pele. São Paulo:Glob al Editora, 1982.
WEST, C. Race Matters. Boston: Beacon Press, 1993.