CENAS ÍNTIMAS: APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CAMPO GERAL E OBRAS DE CARLOS BOSQUÊ/INTIMATE SCENES: AESTHETIC APPROACHESBETWEEN CAMPO GERAL AND THE WORKS OF ART BY CARLOS BOSQUÊ
DOI:
https://doi.org/10.30681/athena.v27i02.13323Palavras-chave:
Espaço. Corpo. Violência doméstica. Opressão. Mulher.Resumo
Este artigo propõe fazer um estudo sobre as aproximações e distanciamentos estéticos entre Campo geral, de Guimarães Rosa e duas obras de arte do artista plástico Carlos Bosquê, tendo como principais focos o estudo do espaço e do corpo, enfatizando a maneira que o espaço na narrativa é construído e como esse espaço pode ser determinante para o aprisionamento dos corpos. A princípio faremos uma apresentação do artista plástico Carlos Bosquê, ainda pouco conhecido pelo grande público. Em seguida, faremos a análise de Campo geral e posteriormente analisaremos as telas do artista plástico. Por último, apontaremos semelhanças e dessemelhanças entre os textos dos dois autores. Este estudo terá como base teórica Candido (1970, 1993), Lins (1976), Kothe (1986), Brandão (2013), e outros.
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Referências
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