CENAS ÍNTIMAS: APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CAMPO GERAL E OBRAS DE CARLOS BOSQUÊ/INTIMATE SCENES: AESTHETIC APPROACHESBETWEEN CAMPO GERAL AND THE WORKS OF ART BY CARLOS BOSQUÊ

Autores

  • Zenil Josefa da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/athena.v27i02.13323

Palavras-chave:

Espaço. Corpo. Violência doméstica. Opressão. Mulher.

Resumo

Este artigo propõe fazer um estudo sobre as aproximações e distanciamentos estéticos entre Campo geral, de Guimarães Rosa e duas obras de arte do artista plástico Carlos Bosquê, tendo como principais focos o estudo do espaço e do corpo, enfatizando a maneira que o espaço na narrativa é construído e como esse espaço pode ser determinante para o aprisionamento dos corpos. A princípio faremos uma apresentação do artista plástico Carlos Bosquê, ainda pouco conhecido pelo grande público. Em seguida, faremos a análise de Campo geral e posteriormente analisaremos as telas do artista plástico. Por último, apontaremos semelhanças e dessemelhanças entre os textos dos dois autores. Este estudo terá como base teórica Candido (1970, 1993), Lins (1976), Kothe (1986), Brandão (2013), e outros. 

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Biografia do Autor

  • Zenil Josefa da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários PPGEL/UNEMAT (2023). Mestra em Letras – Literatura e crítica Literária pela PUC/Goiás.  Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Unemat. Especialista em Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá.  Graduada em Letras/Espanhol pela UFMT. Professora aposentada da Educação Básica Rede Pública Estadual de Mato Grosso. 

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Silva, Z. J. (2025). CENAS ÍNTIMAS: APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS ENTRE CAMPO GERAL E OBRAS DE CARLOS BOSQUÊ/INTIMATE SCENES: AESTHETIC APPROACHESBETWEEN CAMPO GERAL AND THE WORKS OF ART BY CARLOS BOSQUÊ. Revista Athena, 27(02), 124-142. https://doi.org/10.30681/athena.v27i02.13323