O TEATRO POLÍTICO DE CHICO BUARQUE: DA ARTE MULTIFACETADA AO DRAMA SOCIOECONÔMICO EM OS SALTIMBANCOS/CHICO BUARQUE’S POLITICAL THEATER: FROM MULTIFACETED ART TO SOCIOECONOMIC DRAMA IN OS SALTIMBANCOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/athena.v27i02.13327Palavras-chave:
Chico Buarque. Saltimbancos. Resistência. Ditadura Militar no Brasil. Crítica social.Resumo
Este trabalho desenvolve um estudo sobre o teatro de Chico Buarque, verticalizando-se para a análise da peça teatral Os Saltimbancos. Para isso, tornou-se necessário investigar a obra multifacetada de Chico Buarque, explorando sua trajetória como músico, poeta, romancista e dramaturgo. Iniciando com uma análise detalhada de sua produção musical e poética, examinamos como suas composições foram marcadas pela censura e pela resistência política durante a ditadura militar brasileira. Em seguida, mergulhamos no universo dramático de Buarque, destacando suas peças teatrais mais emblemáticas como "Roda Viva", "Gota D’água", e "Os Saltimbancos", cada uma refletindo aspectos cruciais da sociedade e da política brasileira de seu tempo. Por fim, apresentamos um estudo sobre Saltimbancos, visando contribuir com a fortuna crítica sobre esse importante texto da dramaturgia brasileira. Nessa direção, exploramos a recepção contemporânea de suas obras e a ressonância contínua de seu legado artístico e político na cultura nacional. Como aporte teórico, pode-se citar: CANCLINI (2005), SANTIAGO (1992), CANDIDO (1995), SILVA (2012), MENEZES (2002), ZAPPA (2001), entre outros.
Downloads
Referências
AGUIAR, Flávio. O Teatro de Chico Buarque. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BARROS, Marília. A resistência nas artes: a obra de Chico Buarque durante a ditadura militar. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
BEVERLEY, J. Literatura e política: a relação entre a teoria literária e a teoria política. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
BIANCHI, A. A poética de Chico Buarque em cena: leituras críticas de suas obras teatrais. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2018.
BOMENY, Helena. Chico Buarque: uma biografia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012.
BUARQUE, C. Tantas Palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CALADO, Carlos. Tropicália: A história de uma revolução musical. São Paulo: 34, 1999.
CALIL, G. A Ditadura Militar e os Golpes Dentro do Golpe (1964-1969). São Paulo: Alameda, 2014.
CANDIDO, Antonio. "O direito à literatura". In: ____. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995
CANCLINI, Néstor G. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
COSTA, Marcelo. Chico Buarque: A travessia de um compositor. São Paulo: Editora Record, 2008.
COSTA, Luiz. Chico Buarque e o teatro brasileiro: uma análise de Os Saltimbancos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
DINIZ, André. Chico Buarque: Letra e Música. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.
FIGUEIREDO, V. O teatro musical de Chico Buarque e Edu Lobo: uma análise de O Grande Circo Místico. São Paulo: Editora Musical Brasileira, 2017.
GASPARI, Elio. A Ditadura Escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GUIMARÃES, Antonio. "A Alegoria Política em Os Saltimbancos de Chico Buarque." Revista Brasileira de Estudos Culturais, vol. 4, no. 1, 2008, pp. 45-59.
HOLLANDA, Heloísa B. Chico Buarque: Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MARTINS, L. Chico Buarque: O Poeta das Mulheres, dos Desvalidos e dos Perseguidos. São Paulo: Garamond, 2007.
MEDEIROS, João. A Resistência em Cena: A Trajetória de Chico Buarque no Teatro. São Paulo: Editora Abril, 2015.
MENDES, Júlia. Metáforas animadas: a crítica social em Os Saltimbancos. São Paulo: Edusp, 2008.
MENEZES, A. B. de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. São Paulo: Hucitec, 2002.
NAPOLITANO, M. Coração Civil: A Vida Cultural Brasileira sob o Regime Militar. São Paulo: Intermeios, 2001.
NOVINSKY, A. Cultura e resistência na ditadura militar: o caso dos intelectuais. São Paulo: Brasiliense, 1985.
NUNES, Marcos. Teatro e política: as adaptações de Chico Buarque. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PRADO, Luiz. A literatura de Chico Buarque. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2016.
REIS, Adriana. A música como resistência: as canções de Chico Buarque na ditadura. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RIBEIRO, M. Circo e sociedade: uma análise crítica de O Grande Circo Místico. Salvador: Edufba, 2019.
SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
SANTOS, Maria. "A Música como Ferramenta de Resistência em Os Saltimbancos." Revista Música e Sociedade, vol. 6, no. 2, 2010, pp. 123-137.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1987.
SILVA, A. R. da, & OLIVEIRA, T. A. R. de. “Arte engajada em Chico Buarque – entre música, sociedade e política”. Revista de Letras Norte@mentos, 4(7), 2011. Disponível em: https://doi.org/10.30681/rln.v4i7.6704
SILVA, A. V. “O protesto na canção de Chico Buarque”. In: FERNANDES, Rinaldo (org.). Chico Buarque do Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. p. 173-179.
SILVA, Roberto. Arte e censura: a trajetória de Os Saltimbancos. Brasília: UnB, 2012.7
SÜSSEKIND, F. O Que É Arte? São Paulo: Brasiliense, 1984
TIBURI, Marcia. Olho de Vidro: A televisão e o estado de exceção da imagem. Rio de Janeiro: Record, 2013.
VENTURA, Z. Chico Buarque: Letra e Música. São Paulo: Editora 34, 1991.
VIEIRA, Nelson. "Budapeste e a invenção de uma nova língua". Revista Brasileira de Literatura Comparada, vol. 6, no. 2, 2004
ZAPPA, R. Chico Buarque – Figuras. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.
VOGT, Carlos. A Resistência Cultural e Política na Ditadura Militar. São Paulo: Editora Unesp, 1982.