A MATERIALIDADE LITERÁRIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE EM IKUIAPÁ: NA BOCA DO PARI: TRADIÇÃO, MODERNIDADE E HIBRIDEZ CULTURAL/LITERARY MATERIALITY AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITY IN IKUIAPÁ: NA BOCA DO PARI: TRADITION, MODERNITY AND CULTURAL HYBRIDITY

Autores

  • Andreia Neves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Aroldo José Abreu Pinto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/athena.v28i01.14267

Palavras-chave:

Materialidade literária. Construção de identidade cultural. Hibridação.

Resumo

O presente artigo analisa a obra Ikuiapá: Na Boca do Pari (2020) sob a perspectiva da materialidade literária e da construção da identidade cultural. Utilizando teorias de Antonio Candido (2006), Stuart Hall (2006) e Zygmunt Bauman (2005), a pesquisa discute a hibridez entre tradição e modernidade, refletida na relação dos personagens com o ambiente e suas raízes. A narrativa explora o pertencimento e o conflito interno dos personagens, revelando como a literatura pode preservar e valorizar a herança cultural mato-grossense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreia Neves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra-MT. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís-SP. Licenciada em Letras com habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres-MT. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENE de Guarulhos- SP. Professora da rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC- MT).

  • Aroldo José Abreu Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Pós-Doutor pela USP (2012) e Doutor em Letras pela UNESP (2004). É docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT e no Departamento de Letras da mesma instituição. Coordena o Projeto de Pesquisa “Organização e disponibilização do acervo de Ricardo Ramos” (CNPq) e é pesquisador no Grupo Acadêmico “Leitura e Literatura na Escola” (UNESP-Assis). Coordena o Grupo de Pesquisa “Literatura, Ensino e Sociedade”, na UNEMAT.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 13. reimp. São Paulo: Contexto, 2022.

COSTA, Anna Maria Ribeiro; COENGA, Rosemar Eurico. Ikuiapá na boca do Pari. Ilustração: João Batista Conrado. Cuiabá: Entrelinhas Editora, 2020.

COSTA, Luciana Raimunda de Lana. Literatura e ensino: da experiência literária do ser-leitor ao ser-autor por meio da leitura de obras de expressão indígena em Mato Grosso. 2024. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra, 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2005.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. Tradução: Luiz Costa Lima e Peter Naumann. In: JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Seleção, coordenação e prefácio de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Souza, A. N. de, & Pinto, A. J. A. (2025). A MATERIALIDADE LITERÁRIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE EM IKUIAPÁ: NA BOCA DO PARI: TRADIÇÃO, MODERNIDADE E HIBRIDEZ CULTURAL/LITERARY MATERIALITY AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITY IN IKUIAPÁ: NA BOCA DO PARI: TRADITION, MODERNITY AND CULTURAL HYBRIDITY. Revista Athena, 28(01), 11-28. https://doi.org/10.30681/athena.v28i01.14267