O CURSO DAS ÁGUAS-POEMAS DE ACLYSE MATTOS E A FLUIDEZ DA POESIA MATO-GROSSENSE/ THE COURSE OF THE WATERS-POEMS BY ACLYSE MATTOS AND THE FLUIDITY OF MATO-GROSSENSE POETRY

Autores

  • Priscila Darolt Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Isaac Newton Almeida Ramos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/athena.v30i3.14454

Palavras-chave:

Literatura Mato-grossense. Pantanal. Poesia. Regionalismo.

Resumo

Este artigo analisa a poética de Aclyse Mattos e desdobramentos na história da literatura produzida em Mato Grosso. São apontadas características regionais que ressurgem na abstração do eu lírico como a própria moldura da poesia em duas de suas obras: Quem muito olha a lua fica louco (2000); Festa (2012). Há um diálogo recorrente com autores/textos precursores que poetizavam o Pantanal e destacavam aspectos da cuiabania. O poder metafórico das águas como perspectiva de resistência de uma literatura que nasce distante do eixo Rio-São Paulo, mas que ganha força e escorre na dimensão do tempo, desaguando nas águas-poemas de Mattos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Darolt, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pesquisadora em lírica contemporânea, literatura produzida em Mato Grosso e poéticas vanguardistas. Em 2021 publicou a dissertação de Mestrado intitulada A Dessacralização das Divindades e a Subversão na Poética de D. Pedro Casaldáliga. Participou como autora e revisora do Volume I do Ensaios de Lírica (2020) e autora e organizadora do Volume II do Ensaios de Lírica (2024). Atualmente é professora da Educação Básica na rede estadual de ensino de Mato Grosso – Seduc-MT. 

  • Isaac Newton Almeida Ramos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP (2011). Mestre em Letras pela USP (2002), na mesma área. Graduação em Letras pela UFMS. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Arte e da Literatura Comparada (UNEMAT). Poeta e crítico. Atua nos seguintes temas: Poema Visual, Intensivismo, Concretismo, Poesia Experimental, Poema Processo, Wlademir Dias-Pino, Silva Freire e Manoel de Barros e D. Pedro Casaldáliga. Membro da ALB (Academia de Letras do Brasil) Amazonas e da ABEPPA (Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan Amazônicos). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL - UNEMAT).

Referências

ALMEIDA, Marinei. Revistas e Jornais: um estudo do Modernismo em Mato Grosso. Cuiabá: Unemat / Fapemat / Carlini & Caniato Editorial, 2012.

BOSI, Alfredo. Entre a literatura e a história. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

CASTRILLON-MENDES, Olga Maria. Matogrossismo: Questionamentos em percursos identitários.1ª edição. Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, 2020.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. RJ: José Olympio,1996.

LEITE, Mário Cezar Silva (organizador). Mapas da mina: estudos de literatura em Mato Grosso. Cuiabá: Cathedral Publicações, 2005.

MAHON, Eduardo. A literatura contemporânea em Mato Grosso. 1ª ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021.

MATTOS, Aclyse de. Assalto a mão amada. Rio de Janeiro: O Dia Ltda, 1985.

MATTOS, Aclyse de. Papel Picado. Rio de Janeiro: Edições ladrões de fogo, 1987.

MATTOS, Aclyse de. Quem muito olha a lua fica louco. Oficina Mínima Editora, 2000.

MATTOS, Aclyse de. Festa. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2012.

MATTOS, Aclyse de. Com por: poesias. 1ª ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2020.

SILVA, Carolina Joana da; SILVA, Joana A. Fernandes. No ritmo das águas do pantanal. São Paulo: NUPAUB/USP, 1995.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Darolt, P., & Ramos, I. N. A. (2025). O CURSO DAS ÁGUAS-POEMAS DE ACLYSE MATTOS E A FLUIDEZ DA POESIA MATO-GROSSENSE/ THE COURSE OF THE WATERS-POEMS BY ACLYSE MATTOS AND THE FLUIDITY OF MATO-GROSSENSE POETRY. Revista Athena, 30(3), 137-149. https://doi.org/10.30681/athena.v30i3.14454