ENTRE O CLÁSSICO E O MODERNO: HILDA HILST E SUA ESTÉTICA ERÓTICO-PROFANA / BETWEEN THE CLASSICAL AND THE MODERN: HILDA HILST AND HER EROTIC-PROFANE AESTHETICS

Autores

  • Joselita Izabel de Jesus Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/athena.v32i01.15062

Palavras-chave:

Contemporaneidade., Erotismo., Tradição.

Resumo

Este artigo analisa dois poemas de Hilda Hilst, reunidos na coletânea Da poesia (2017), à luz das categorias do classicismo, da modernidade e do erotismo. Identifica que a autora mescla referências à tradição literária clássica com estratégias formais modernas, produzindo uma poética singular marcada pela tensão entre o sagrado e o profano. A investigação evidencia o uso consciente de elementos da Antiguidade Clássica, como personagens mitológicos e formas poéticas, em diálogo com uma linguagem marcada pela ruptura estética e por um eu lírico feminino de forte carga simbólica e expressiva. Em ambos os textos, destaca-se a presença desse sujeito poético que reivindica o desejo e subverte papéis erótico-sexuais historicamente atribuídos à mulher. A análise enfatiza como o erotismo, compreendido em seu caráter transgressor e metafísico, atua como força estética e filosófica na obra da poeta. Como referencial teórico, utiliza os estudos de Bataille (2013), Foucault (2014), Baudelaire (1996) e Paz (1994), entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joselita Izabel de Jesus, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra-MT e docente do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Referências

BATAILLE, G. O erotismo. Tradução: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BAUDELAIRE, C. Sobre a modernidade. Teixeira Coelho (org.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

CALVINO, Í. Por que ler os clássicos. Tradução: Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CHEVALIER, J.; GHEEBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução: Vera da Costa e Silva et al. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 5. ed. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2014.

HILST, H. Da poesia. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

PAZ, O. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução: Wladir Dupont. 3. ed. São Paulo: Siciliano, 1994.

Downloads

Publicado

2026-04-21

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Jesus, J. I. de. (2026). ENTRE O CLÁSSICO E O MODERNO: HILDA HILST E SUA ESTÉTICA ERÓTICO-PROFANA / BETWEEN THE CLASSICAL AND THE MODERN: HILDA HILST AND HER EROTIC-PROFANE AESTHETICS. Revista Athena, 32(01), 5-17. https://doi.org/10.30681/athena.v32i01.15062