O TEATRO DE DIAS GOMES – ENTRE MISTICISMO E RELIGIOSIDADE

Autores

  • Elisângela da Silva Nazareth UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Resumo

Este artigo visa o desenvolvimento de uma pesquisa maior sobre o teatro brasileiro, a partir da peça teatral O Pagador de Promessas, de Dias Gomes. Trata-se de uma obra significativa do Moderno Teatro Brasileiro que aborda temáticas que fazem do texto uma exemplaridade da literatura nacional. Nessa direção, a investigação tomará como eixo de discussão aspectos que se relacionam a religiosidade, tal aspecto constituem fenômenos muito discutidos no decorrer da história humana, tendo em vista que trazem estigmas e preconceitos que precisam ser analisados sob um olhar teórico da crítica literária moderna. Trata-se dos aspectos religiosos, sob uma perspectiva dos estudos literários propostos pela crítica da contemporaneidade, possibilitando o contato vivo e reflexivo com a obra artística de autores consagrados, além de ser uma forma viva de recriação de contextos históricos através dos estudos de costumes, crenças, valores, misticismos e religiosidade de um povo. Este serão o viés desta discussão e justifica-se pela necessidade da pesquisa, já que se trata de uma peça teatral de tanta importância histórica, social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Prado. O Teatro Brasileiro Moderno. 2.ed São Paulo: Perspectiva, 1996.

ARISTÓTELES. A Arte da Poética. Tradução de Paulo Costa Galvão. São Paulo: Martin Claret, 2003.

AUERBACH, Erich. Mimesis. A Representação da Realidade na Literatura Ocidental. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BEIJAMIM, Walter. Arte e Magia, Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.CAMON, Angerami. Psicoterapia Existencial. São Paulo: Thomom, 2007.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: In: Ciência e Cultura, 1972.

COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, 1998.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: S.A, 2007.

GOMES, Dias. O Pagador de Promessas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

PRADO, Décio de Almeida. A Personagem no Teatro. In CANDIDO, Antonio. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectivas, 1985.

PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Perspectivas S.A., 1996.

MAGALDI, Sábato. Aspectos da Dramaturgia Moderna. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1962.

MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. São Paulo: Ática S.A. 1994.

SZOND, Peter. Ensaio sobre o Trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

ROSENFELD, Anatol. A arte do teatro. São Paulo: Publifolha, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O Mito e o herói no Moderno Teatro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1982.

CAMPOS. Aparecida Fátima Camilo. A Religiosidade na Obra "In Nomine Dei" de José Saramago. 2004. 828 C1998r. Monografia (Graduação em Letras) - Universidade Do Estado de Mato Grosso – Unemat, Cáceres - MT.

SIQUEIRA, Sebastiana Silva. O Pagador de Promessas. Um drama trágico em tempos modernos. 2009. L.732i. Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade Federal de Paraíba, Programa de Pós Graduação em Letras, João Pessoa - PB.

HATTNHER, A. L. Uma ponte sobre o atlântico: poesia de autores negros angolanos, brasileiros e norte americanos em uma perspectiva comparativa triangular. 1998, 173 f. Tese (Doutorado em Letras) –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Nazareth, E. da S., & Silva, A. R. da. (2014). O TEATRO DE DIAS GOMES – ENTRE MISTICISMO E RELIGIOSIDADE. Revista Athena, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/193

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS