O EROTISMO EM ANA PAULA TAVARES, MARILZA RIBEIRO E RITA LEE: A VOZ FEMININA DESPINDO-SE LETRA POR LETRA, VERSO POR VERSO E CANÇÃO/THE EROTIC REPRESENTATIONS IN THE LYRICS OF ANA PAULA TAVARES, MARILZA RIBEIRO AND RITA LEE: THE WOMAN VOICE IN THE VERSES AN

Autores

  • Idalina Meurer UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Resumo

Este estudo tem como objetivo aproximar vozes femininas que utilizaram o tom do erotismo em suas poesias e canções. Nosso objetivo é destacar as composições de mulheres que venceram muitas barreiras para proporem novos espaços às mulheres, bem como de se apoderarem de uma sexualidade que, embora seja única e individual, deve ser respeitada em suas particularidades. Elas se dispuseram a publicar suas produções e a instigar novos olhares das mulheres sobre si mesmas e sobre seus relacionamentos. Dos nomes que selecionamos, Ana Paula Tavares, nascida em Angola, é a representante deste lugar-irmão, pois produz suas poesias valorizando muito sua cultura, as raízes étnicas de seu povo, bem como se dispõe a questionar ou contrapor as questões das quais discorda. Marilza Ribeiro escreve uma poesia erótica onde a mulher se faz protagonista, não se prende aos excessos de zelos impostos pela cultura ou pela religião para dizer sobre sua sexualidade, tampouco as regras para compor seus poemas, numa escritura poética descompromissada com as regras, rimas e versos.  Em Rita Lee, encontramos uma autenticidade naquilo que compõe, o que a destacou de tantas outras vozes femininas. Numa postura às vezes submissa, outras de imposição, ela mostra um erotismo que, pelo tom de brincadeira e cumplicidade, não fere princípios, lembrando-se que algum dia eles foram estabelecidos e que representaram, ou ainda representam, barreiras instransponíveis a muitas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idalina Meurer, UNEMAT

Aluna Especial da Disciplina de Literatura Comparada, professora da rede pública estadual de ensino – mestre em Estudos Literários pela Unemat.

Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT

Professor, pós-doutor em Letras (UFRGS), doutor em Letras (USP), professor de Literaturas de Língua Portuguesa (Unemat) e de Literatura Comparada no curso de mestrado e doutorado(PPGEL/Unemat).

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BATTISTA, Elisabeth. A representação artística do papel da mulher: uma leitura de Ciranda de Pedra e Ela é apenas mulher. Revista ECOS. Linguística, Literatura, Educação. Cáceres: Editora Unemat, 2007.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Ouro sobre o azul, 2004.

________, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2010.

CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania; VECCHIA, Rejane. A kinda e a Misanga. Encontros brasileiros com a literatura angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda, Angola: Nizla, 2007.

Cantoras do Brasil. Disponível em: http://www.cantorasdobrasil.com.br/cantoras/rita_lee.htm

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Meurer, I., & Silva, A. R. da. (2017). O EROTISMO EM ANA PAULA TAVARES, MARILZA RIBEIRO E RITA LEE: A VOZ FEMININA DESPINDO-SE LETRA POR LETRA, VERSO POR VERSO E CANÇÃO/THE EROTIC REPRESENTATIONS IN THE LYRICS OF ANA PAULA TAVARES, MARILZA RIBEIRO AND RITA LEE: THE WOMAN VOICE IN THE VERSES AN. Revista Athena, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2115

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6