ANGOLA EM LITERATURA: ASPECTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A LITERALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS

Autores

  • Dayane Themoteo da Silva Universidade do Estado do Amazonas – PPGLA/UEA.
  • Renata Beatriz B. Rolon Universidade do Estado do Amazonas – PPGLA/UEA.

Resumo

O presente artigo aborda o processo de literalização da história de Angola e a reconstrução da identidade nacional tendo como base o romance A geração da Utopia (1992), do autor angolano Pepetela. Examina a representação artística e a maneira como são dispostas dentro da narrativa as reflexões sobre o sentimento de pertencimento e a consciência política do povo durante o período de luta pela independência de Angola. A análise tem como finalidade a melhor compreensão do complexo processo de emancipação que viveu este país e como a literatura o incorporou em suas representações. Pretende-se ainda, evidenciar o aspecto autobiográfico que se faz presente na construção literária de Pepetela, de maneira que é analisado como elemento chave na construção ficcional do autor deixando em sua obra literária características de relato testemunhal. Assim, na tentativa de melhor compreender a estrutura textual apresentada pelo autor e a participação da literatura na conscientização política e libertação do país, são feitas algumas imersões na história de Angola a fim de elucidar o diálogo entre o histórico, o literário e o político em Pepetela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Themoteo da Silva, Universidade do Estado do Amazonas – PPGLA/UEA.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas – PPGLA/UEA.

Renata Beatriz B. Rolon, Universidade do Estado do Amazonas – PPGLA/UEA.

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas – PPGLA/UEA.

Referências

ABDALA JR, B. Literatura, história e Política: literaturas de língua portuguesa no século XX. São Paulo: Editora Ática, 1989.

______________, De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

AUGEL, M. P. O desafio do escombro: a literatura guineense e a narração da nação. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras-UFRJ, 2005.

CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006

CHAVES, R. A Formação do Romance Angolano: Entre Intenções e Gestos. Coleção Via Atlântica, São Paulo: FBLP, 1999, Vol. 1.

CHAVES E MACÊDO, T. (Org.). Portanto ... Pepetela, Ateliê Editorial, São Paulo, 2009.

____________. Marcas da Diferença as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2006.

DUTRA, R. Literatura e nação – Pepetela e a história de Angola. REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA, Rio de Janeiro, 5-1: 149-178, 2011.

FERREIRA, M. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa ? I, Amadora: Livraria Bertrand, 1977, vol. 06.

_______________. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa ? II, Amadora: Livraria Bertrand, 1977 vol.07.

LARANJEIRA, P. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995

LEITE, A. M. Oralidades & escritas nas literaturas africanas, São Paulo: Edições Colibri, 1998

MATA, I. Laços de Memória & Outros Ensaios Sobre Literatura Angolana. Coleção Práxis, Luanda: UEA, 2006 vol. 07.

_______________. A Casa dos Estudantes do Império e o lugar da literatura na consciencialização política, Lisboa: UCCLA, 2015.

PADILHA. L. C. Pepetela e a sedução da montagem cinematográfica: breves recortes. MULEMBA, Rio de Janeiro: UFRJ, V.1, n. 9, pp. 104- 118, jul./dez. 2013.

PEPETELA, A geração da utopia. São Paulo: LeYa, 2013.

SARTESHI, R. Pepetela e O quase fim do mundo. In: ABDALA JR E SILVA, R. V. R. (Org.). Literatura e memória política: Angola. Brasil. Moçambique. Portugal, Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2015.

SOARES, F. Teoria da literatura e literaturas africanas. In: CHAVES E MACÊDO, T. (Org.). Marcas da Diferença as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

Silva, D. T. da, & Rolon, R. B. B. (2019). ANGOLA EM LITERATURA: ASPECTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A LITERALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS. Revista Athena, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3493

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS