LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – DA LEI A SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA/AFRO-BRAZILIAN LITERATURE AND CULTURE - FROM THE LAW TO ITS APPLICABILITY IN BASIC EDUCATION

Autores

  • Débora Cristine Pereira de Arruda UNEMAT
  • Edivaldo da Costa Marques UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o ensino da literatura e cultura afro-brasileira no Brasil, considerando a região de Mato Grosso. O estudo visa construir um diagnóstico sobre o trabalho com o tema nas escolas públicas da educação básica, a fim de identificar a dimensão que os conteúdos atingem nas ementas das disciplinas do projeto político pedagógico dos estabelecimentos educacionais. Inicialmente, a análise e reflexão estarão pautadas em estudos bibliográficos e, a posteriori, envolverá um estudo de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristine Pereira de Arruda, UNEMAT

Bolsista FAPEMAT/ UNEMAT e integrante do Projeto de pesquisa “Ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em Mato Grosso”, coordenado pelo Prof. Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva, com apoio do CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos da Cultura e da Literatura Comparada UNEMAT/ CNPq.

Edivaldo da Costa Marques, UNEMAT

Bolsista CNPq/ UNEMAT e integrante do Projeto de pesquisa “Ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em Mato Grosso”, coordenado pelo Prof. Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva, com apoio do CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos da Cultura e da Literatura Comparada UNEMAT/ CNPq.

Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT

Doutor da UNEMAT. Coordenador do Projeto de Pesquisa “Ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em Mato Grosso”, com apoio do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Cultura e da Literatura Comparada.

Referências

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008.

FREIRE, Gilberto. Casa – Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

LEI FEDERAL nº. 10.639/03. Brasília: MEC.

MEMMI, Albert. Retrato do Colonizado Precedido do Retrato do Colonizador. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

SOUSA, Ângela Roberta Carneiro. “Ensino de literatura africana e afro-brasileira para desenvolvimento da formação do cidadão”. Sinafro, s/l, 2018.

ROLON, Renata Beatriz Brandespin. “O ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no curriculum escolar brasileiro: algumas considerações”. IN: SILVA, Agnaldo Rodrigues (Org.). Revista Ecos. Vol. 11. Cáceres: UNEMAT Editora, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Alfabetização, Diversidade e Inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. Brasília: MEC/SECADI, 2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Hist%C3%B3ria-e-cultura-africana-e-afro-brasileira-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-livro-do-professor.pdf> Acesso em 15 de junho de 2020, às 20 horas.

COSTA, Maria Suely da. “Literatura afro-brasileira e negritude – uma experiência de leitura”. In: LIMA, Tânia; NASCIMENTO, Izabel; OLIVEIRA, Andrey. Griots, culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. Natal: Lucgraf, 2009.

FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. História da África. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2011.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Arruda, D. C. P. de, Marques, E. da C., & Silva, A. R. da. (2021). LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – DA LEI A SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA/AFRO-BRAZILIAN LITERATURE AND CULTURE - FROM THE LAW TO ITS APPLICABILITY IN BASIC EDUCATION. Revista Athena, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/5341

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS