A INVENÇÃO DE MOREL E NA COLÔNIA PENAL: O INALCANÇÁVEL IDEAL HUMANO, UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ADOLFO BIOY CASARES E FRANZ KAFKA/THE INVENTION OF MOREL AND IN THE PENAL COLONY: THE UNREACHABLE HUMAN IDEAL, A COMPARATIVE STUDY BETWEEN ADOLFO BIOY CASARES A

Autores

  • Renata Silva Faria UNEMAT

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo fazer um estudo comparado entre o romance A invenção de Morel (1940) de Adolfo Bioy Casares e a novela Na colônia penal (1914) de Franz Kafka. Para realizarmos tal comparação, escolhemos alguns pontos de semelhanças e diferenças entre os dois textos. Iniciamos com uma contextualização de cada autor e texto literário, lembrando que estes dois escritores consagraram-se literariamente no século XX. Em sequência pontuaremos questões sobre o narrador e a forma como cada narrativa foi construída e como foco principal, abordaremos a representação da máquina em ambos os textos, a fim de percebermos como cada autor expressa o anseio humano em buscar a materialização de um ideal e através disto propõe uma diferente percepção da realidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDERS, Günther. Kafka: pró e contra – os autos do processo. Tradução, posfácio e notas de Modesto Carone. Cosacnaify.

BALDO, Milene. Um robô simulacro: David. In: Remate de Males. Campinas – SP, 2012.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Relógio d’Água, 1991.

CARONE, Modesto. Lição de Kafka. Companhia das Letras: São Paulo - SP, 2009.

CASARES, Adolfo Bioy. A invenção de Morel, In: Obras completas de Adolfo Bioy Casares: volume I. Tradução de Sergio Molina. Globo: São Paulo - SP, 2014.

KAFKA, Franz. Na colônia penal, In: Um artista da fome seguido de Na colônia penal & outras histórias. Tradução de Guilherme da Silva Braga. L&PM: Porto Alegre – RS, 2013.

MARTÍNEZ, Carlos Dámaso. Adolfo Bioy Casares: una poética de la invención. s/d.

MARTINS, Ana Claudia Aymoré. Morus, Moreau, Morel: a ilha como espaço da utopia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

REBELLO, Ilma da Silva. Na colônia penal: o sofrimento-espetáculo de Franz Kafka. Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Niterói - RJ.

SANTOS, Patrícia da Silva. (Im) possibilidades na literatura de Franz Kafka. São Paulo – SP, 2009.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

A INVENÇÃO DE MOREL E NA COLÔNIA PENAL: O INALCANÇÁVEL IDEAL HUMANO, UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ADOLFO BIOY CASARES E FRANZ KAFKA/THE INVENTION OF MOREL AND IN THE PENAL COLONY: THE UNREACHABLE HUMAN IDEAL, A COMPARATIVE STUDY BETWEEN ADOLFO BIOY CASARES A. (2017). Revista Athena, 10(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/1904