Comunicação Cultura Sociedade

n. 02 (2014)

COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE IV: Mídia, movimentos sociais, espaço urbano e cidadania

A IV Edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade teve como dossiê central Mídia, Movimentos Sociais, Espaço Urbano e Cidadania, visando a problematização da informação na sociedade atual.

Considera-se a capacidade de interferência dos processos de comunicação em sua intersecção à noção de cidadania e de participação popular nos mais distintos estratos da população brasileira.

A grande mídia (a televisão, o rádio, a imprensa escrita) e as redes sociais da internet seriam diretamente responsáveis pela construção da identidade do sujeito contemporâneo, bem como, pela legitimação das formas de agir deste último, na medida em que a difusão de conteúdos propicia uma maior interação de ideias, pensamentos e valores.

Por outro lado, o olhar sobre a atuação destas mídias exige-nos uma análise crítica em relação as suas práticas de regulação e intermediação sobre o que é de interesse público. Dos quais, mais consequentemente, tendem a alterar e deturpar as fronteiras ainda existentes entre as benesses da visibilidade em escala planetária e as agruras da vigilância total – e integral. 

Os textos presentes desta edição, além de refletirem integral ou parcialmente o debate exposto, assinalam também perspectivas distintas no que tange os processos de comunicação enquanto mediadores de identidades culturais e novos ativismos sócio-históricos, considerando a atual crise de proposituras metodológicas e conceituais do campo da Comunicação frente os últimos acontecimentos.

Editores e organizadores:

Lawrenberg Advíncula da Silva

Rafael Rodrigues Lourenço Marques 

 

 

Sumário

Artigos

Informação sob demanda: novas plataformas para uma comunicação digital personalizada PDF
Eduardo Fernando Uliana Barboza, Ana Carolina Araújo Silva
O conceito de glocal e as práticas jornalísticas em agências de notícias, correspondentes internacionais e portais regionais PDF
Filipe Norberto Ribeiro Soares
Facebook como espaço de luta por uma nova lei de Comunicação PDF
Antonia Alves Pereira
Maracatu Encanto da Alegria: a economia criativa e o desenvolvimento local da Bomba do Hemetério no Recife-PE. PDF
João Gabriel Silva Brito
Cavalhada de Poconé-MT: tradição medieval, folkcomunicação e espetáculo PDF
Lawrenberg Advincula da Silva
A Comunicação Radiofônica segundo moradores de uma comunidade rural em Chapada dos Guimarães-MT PDF
Walmir Santana, Rafael Rodrigues Lourenço Marques
O trabalho como dispositivo e o discurso policial sobre os “ilegais”: a representação midiática dos bolivianos em oficinas clandestinas no Brasil. PDF PDF
Bruno Costa Maya
O PROCESSO LEGISLATIVO BRASILEIRO E A COMUNICAÇÃO: OS REFLEXOS NA SOCIEDADE Sem título PDF PDF
Vanessa Bolico da Silva

Resenha

CHIAVERINI , Tomás. Rave:os bastidores da festa proibida. Ediouro: São Paulo, 2009 PDF PDF
Lázaro Gomes de Sousa, Alfredo José Lopes Costa
PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. PDF
Ulisflávio Evangelista Evangelista
Mangá em Cuiabá: Percurso de Mundialização e Consumo PDF
Taís Maria Ueta