Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Caderno de Pesquisas Educacionais é um veículo de comunicação anual do Laboratório de Pesquisas e Estudos da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL), aberto a receber contribuições científicas, na forma textual, relacionadas a todos os campos de interesse da Educação.

Os artigos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial da Publicação, que decidirá sobre sua publicação. Esta decisão será comunicada aos autores, não havendo compromisso de devolução dos originais. O artigo poderá, uma vez aprovado, ser publicado no número imediatamente atual da Revista ou em número posterior.

Os artigos deverão ser prioritários, mas não exclusivamente, de professores e pesquisadores de universidades, da região Centro-Oeste e do país, como um todo. Os textos deverão ser entregues após revisão ortográfica e gramatical. Textos com incorreções gramaticais e cuja sintaxe dificulte sua compreensão serão devolvidos para as cabíveis correções.

A autoria poderá ser individual ou em parceria com o orientador ou com responsável pela disciplina que suscitou o artigo. Em se tratando de artigo derivado de pesquisa em andamento, deve-se tomar o cuidado para o não comprometimento do mesmo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial da Publicação, que decidirá sobre sua publicação. Esta decisão será comunicada aos autores, não havendo compromisso de devolução dos originais. O artigo poderá, uma vez aprovado, ser publicado no número imediatamente atual da Revista ou em número posterior.

 

Periodicidade

A revista CPE tem periodicidade de publicação anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Comissão Editorial

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira – UNEMAT/LEAL

Lori Hack de Jesus – UNEMAT/LEAL

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é composto por professores doutores com vasta experiência na educação que terão a responsabilidade de avaliar os textos enviados para a Comissão Editorial.

Os (as) autores (as) serão comunicados sobre a aceitação ou não dos seus trabalhos. As modificações necessárias, na estrutura e/ou no conteúdo, serão notificadas ao autor (a), que terá prazo máximo de 30 dias para a devolução.

Membros do Conselho Editorial

Candida Soares da Costa – UFMT

Débora Eriléia Pedrotti Mansilla – UFMT

Denizalde Jesiél Rodrigues Pereira – UNEMAT

Edna Luiza de Almeida Sampaio – UNEMAT

Flávia Maria de Barros Nogueira – UFMT/MEC

Ilma Ferreira Machado – UNEMAT

Jacob Binsztok – UFF

Jaime José Zitkoski – UFRGS

Jair Reck – UnB

João Batista Pereira de Queiroz – UnB

Laís Maria Borges de Mourão Sá – UnB

Lori Hack de Jesus – UNEMAT

Maria Aparecida Bergamaschi – UFRGS

Maria Elizabeth Rambo Kochhann – UNEMAT

Maria Lúcia Rodrigues Müller – UFMT

Marlene Ribeiro – UFRGS

Rosineide Magalhães de Sousa – UnB

Waldineia Antunes Alcântara Ferreira – UNEMAT

Tipo de Colaboração Aceita Pela Revista

a)    Textos que representam a reflexão de pesquisadores/as que tenham origem tanto em atividades de pesquisa, como de ensino e/ou de extensão em educação ou que verse sobre a Amazônia brasileira ou mato-grossense.

b)    Artigos resultantes de investigações científicas, filosóficas, artístico-culturais, educacionais e tecnológicas.

c)    Discussões teóricas problematizadoras do estado da educação que possibilitem a elaboração de questões relevantes para novas pesquisas.

d)    Revisões críticas sobre a educação que seja importante para o desenvolvimento para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.

Normas para Publicação de Artigos

Para serem analisadas pelo Conselho Editorial as contribuições científicas deverão obedecer aos seguintes critérios:

Conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo ilustrações (tabelas, quadros, gráficos e figuras) e as referências bibliográficas; o texto deve ser digitado no editor de texto (Word), fonte Arial, espaço entre linhas 1,5, margem esquerda e superior de 3 cm, margem direita e inferior 2 cm; configuração para impressão em papel A4. Adentramento: parágrafos e exemplos um toque na tecla TAB, tabulação 1,25 cm e citações com mais de três linhas com recuo de 4 cm da margem esquerda.

O título deve vir em letras maiúsculas, centralizado, negrito e os subtítulos, maiúscula e minúscula, negrito. Para a indicação de fontes citadas no texto e nas ilustrações deve-se adotar o sistema autor-data, conforme ABNT.

O nome dos(as) autores(as) na ordem direta sendo no máximo 4 (quatro) membros, dois espaços abaixo do título, indicando em nota de rodapé o nome completo, titulação, formação e/ou área profissional, local de trabalho e cargo ou função que desempenha, além de endereço para a correspondência e endereço eletrônico.

O artigo deve ser acompanhado de um resumo em português, inglês (abstract) e um terceiro resumo seja em Espanhol, Francês ou Italiano, contendo entre 5 a 10 linhas, devendo iniciar a um espaço duplo abaixo do nome do autor, sem adentramento, após a palavra RESUMO em maiúscula.

A expressão “Palavras-chave” em maiúscula, seguida de dois pontos, a um espaço duplo abaixo do resumo e dois espaços duplos acima do início do texto. Utilizar de três a cinco unitermos, separados por vírgula. Os unitermos devem estar tanto em português como em inglês (Keywords).

As “referências bibliográficas”, em letras maiúsculas, centralizada, negrito e um espaço duplo após o final do texto. A primeira obra deve vir a um espaço duplo abaixo da expressão “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS”, de acordo com a ABNT.

Serão fornecidos gratuitamente aos autores de cada artigo, cinco exemplares do número da Revista em que seu artigo foi publicado. Os trabalhos assinados são de inteira responsabilidade dos/as seus/suas autores/as.

As contribuições científicas com vistas à publicação devem ser enviadas ao endereçados a esta revista logo após o usuário ter efetuado seu cadastro, com identificação do(s) autor(es), o título do artigo, telefone e e-mail para contato.

Sponsors

Agradecimentos as Instituições parceiras da CPE: UNEMAT

FAPEMAT.

Fontes de Apoio

Obrigado ao Departamento de Pedagogia e aos Professores(as) de Pedagogia do Campus Universitário de Juara.

Histórico do periódico

CADERNO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS

Este Caderno de Pesquisas Educacionais que ora apresentamos à comunidade acadêmica, sobretudo ao Vale do Arinos, é a expressão do compromisso assumido por um grupo de professoras para cá vieram e com muito empenho se dedicaram ao ensino, pesquisa e extensão. Assim, temos formado pedagogas que já atuam em vários espaços da educação, seja na docência ou em cursos de Pós-Graduação. Esse compromisso também tem sido traduzido e se concretizado na realização de Projetos de Extensão de Pesquisa, bem como Extensão com Interface a Pesquisa que é apresentada aqui na forma de artigos que representam os esforços entre professoras, acadêmicas e agências financiadoras.

O Caderno de pesquisas Educacionais traz importantes análises de pesquisas que permitem pensar o campo de estudo da educação e diversidade, na qual se inserem algumas problemáticas sociais, favorecendo o mapeamento e o conhecimento do campo histórico, social e educacional, possibilitando-se repensar as questões da diversidade em um mundo que constantemente tenta instruir padrões normatizadores, negando as diversidades.

A principal contribuição desta revista, em última ou primeira instância, a de abrir discussões sobre a educação e as diversidades. Isto nos leva a principal discussão que deve permanecer o tempo todo no meio de quem estão envolvidos com a educação. A diversidade deve vir para “dentro” da pesquisa educacional e fazer emergir novas reflexões, pois até agora a “diferença e a diversidade” estão sendo explicadas pelo já dito e feito.

Este trabalho tem sido desenvolvido graças à autonomia e apoio proporcionado pela Universidade do Estado de Mato grosso, agradecemos a UNEMAT na pessoa das servidoras Joane Cunha e Josiane Cunha. Pela gentileza ao atendimento a professoras e acadêmicas. De igual forma agradecemos o empenho da bolsista de Iniciação Cientifica Ivone Ferreira do Nascimento que contribuiu de forma significativa para a organização da revista.

A FAPEMAT foi responsável pelo financiamento de projetos de Pesquisa e Extensão com interface a Pesquisa. Assim, agradecemos essa instituição na figura do seu ex-presidente prof. Dr. João Carlos Maia.