CORRELAÇÃO: UM PROCESSO SINTÁTICO EM ROCHA LIMA, PRINCIPALMENTE/CORRELATION: A SYNTHETIC PROCESS IN ROCHA LIMA, MAINLY

Autores

  • Miguel Eugênio Almeida UFMS

Resumo

No caso abordamos o processo sintático da correlação em Rocha Lima, mais precisamente na obra Teoria da análise sintática (1948), em que selecionamos o tópico DA CORRELAÇÃO constituindo o corpus desta pesquisa, tecendo algumas considerações gerais à respeito da correlação, notadamente colocada por Câmara Jr. (1981) apresentando elementos nocionais e classificatórios da referida correlação; após, fazemos a exposição teórica e comparativa DA CORRELAÇÃO, em Teoria da análise sintática, em questão, e com as formas em Oração Coordenada Aditiva e em Oração Subordinada Adverbial (comparativa; proporcional; consecutiva), em Gramática Normativa da Língua Portuguesa (2001), do mesmo autor em questão.

Biografia do Autor

Miguel Eugênio Almeida, UFMS

Docente da UFMS.

Referências

CÂMARA JR, J.M. Dicionário de lingüística e gramática: referente à língua portuguesa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1981.

CUNHA, A.G. da et al. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d.

FARIA, E. Dicionário escolar latino-português. 2. ed. Rio de Janeiro: MEC/ Campanha Nacional de Material de Ensino, 1956.

ROCHA LIMA, C.H. Teoria da análise sintática: estudo elementar da estrutura da frase portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Paulo de Azevedo Ltda., 1948.

___. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 41. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 2001.

SOUSA E SILVA, M.C.P. de (org.). Relacionamento entre orações: Prática de Português/2. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1981.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

Almeida, M. E. (2019). CORRELAÇÃO: UM PROCESSO SINTÁTICO EM ROCHA LIMA, PRINCIPALMENTE/CORRELATION: A SYNTHETIC PROCESS IN ROCHA LIMA, MAINLY. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4173

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA