O NOVO ENSINO MÉDIO E A LINGUAGEM: UMA REFORMA, MUITOS SENTIDOS/LANGUAGE IN THE NEW MIDDLE SCHOOL: ONE REFORM, MANY MEANINGS

Autores

  • Solange Maria Leda Gallo UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina)

Resumo

Neste artigo nos propusemos a analisar os textos legais que preconizam a reforma do ensino médio no âmbito da educação básica. Para essa análise mobilizamos o texto da lei 13.415, de fevereiro de 2017, a resolução n.3, de novembro de 2018 e, finalmente a portaria 1432, de dezembro de 2018. Nosso recorte para a leitura e análise desses textos legais foi a contradição, latente ou explícita, presente na proposta. Localizamos a contradição funcionando em dois níveis diferentes: na flexibilização do modelo, e na concepção de linguagem. Essa última, tomada enquanto instrumento de comunicação, o que não permite um trabalho que desemboque na autoria. Em relação à flexibilização da oferta, o que pretendemos mostrar é que se, por um lado, a proposta da reforma se diz inovadora, por outro lado ela aprofunda o abismo que separa escolas materialmente diferentes, na medida em que faculta certas exigências que ainda mantemos no atual modelo, como ter, no nível médio, uma formação dentro das escolas.

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Biografia do Autor

Solange Maria Leda Gallo, UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina)

Docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

Referências

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Gallo, S. M. L. (2020). O NOVO ENSINO MÉDIO E A LINGUAGEM: UMA REFORMA, MUITOS SENTIDOS/LANGUAGE IN THE NEW MIDDLE SCHOOL: ONE REFORM, MANY MEANINGS. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4376

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA