(FAZER) MORRER NO TRÂNSITO SOB AS LENTES DO DISCURSO: ANÁLISE DISCURSIVO-FOUCAULTIANA ACERCA DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO DETRAN/(DO) DIE IN TRANSIT UNDER THE DISCOURSIVE LENSES: DISCURSIVE-FOUCAULTIAN ANALYSIS ABOUT A DETRAN ADVERTISING CAMPAING

Autores

  • Éderson Luís Silveira (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Dalexon Sérgio da Silva (UNICAP) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Resumo

Este artigo apresenta um estudo pautado em uma discussão teórico-metodológica acerca da análise de um vídeo disponibilizado no Youtube visando somar-se a contribuições que estão associadas a reflexões analítico-conceptuais no campo das Ciências Humanas. O recorte teórico se dá a partir da contribuição dos estudos de Michel Foucault no âmbito dos Estudos da Linguagem. Em termos teóricos e metodológicos se tornou necessário mencionar formas e condições históricas de aparecimento a fim de que se torne possível pensar, sob a ótica elencada, a mobilização do conteúdo digital na internet. Dessa forma, o espaço digital Youtube.com é o campo e, ao mesmo tempo, objeto de nossas análises a partir de uma especificidade, relacionando-nos discursivamente com efeitos de discursivização acerca da prevenção de acidentes no trânsito a partir de uma escolha léxico-imagética que implica em regularidades, singularidades e exclusões no que diz respeito à instauração de modos de enunciar sobre óbitos no trânsito na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Éderson Luís Silveira (UFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dalexon Sérgio da Silva (UNICAP), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Pós-doutorando e Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP),
em programa de Doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa/Universidade Aberta de Lisboa – Portugal.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. Prefácio. Diz positivo: entre o castor e a aranha. FERNANDES JR., Antonio; SOUSA, Kátia Menezes de (Orgs.). Dispositivos de poder em Foucault: práticas e discursos da atualidade. Goiânia: Gráfica UFG, 2014, p. 5-9.

CASTRO, Edgardo. Dicionário Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15. ed. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2007.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault explica seu último livro. In: MOTTA, Manoel Barros da. (Org.). Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 145-52. (Ditos e escritos, 2).

GREGOLIN, Maria do Rosário. Michel Foucault: uma teoria crítica que entrelaça o discurso, a verdade e a subjetividade. In: FERREIRA, Ruberval; RAJAGOPALAN, Kalavillil (Orgs.). Um mapa da crítica nos estudos da linguagem e do discurso. Campinas: Pontes, 2016, p. 115-142.

LECHTE, John. Cinquenta pensadores contemporâneos essenciais: do estruturalismo à pós-modernidade. Tradução Fábio Fernandes. Rio de Janeiro: DIEL, 2002.

PORTAL DO TRÂNSITO. Disponível em: <<https://portaldotransito.com.br/topicos/estatisticas/>> Acessado em: 01 de novembro de 2019.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.

YOUTUBE. Detran lança campanha nos cinemas para prevenir acidentes. Disponível em: << https://www.youtube.com/watch?v=Rv8Da_nvDQg&feature=youtu.be>> Acessado em 05 de novembro de 2019.

Downloads

Publicado

18/08/2021

Como Citar

Silveira (UFSC), Éderson L., & Silva (UNICAP), D. S. da. (2021). (FAZER) MORRER NO TRÂNSITO SOB AS LENTES DO DISCURSO: ANÁLISE DISCURSIVO-FOUCAULTIANA ACERCA DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO DETRAN/(DO) DIE IN TRANSIT UNDER THE DISCOURSIVE LENSES: DISCURSIVE-FOUCAULTIAN ANALYSIS ABOUT A DETRAN ADVERTISING CAMPAING. Revista ECOS, 30(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5692