MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA/SUBJECTIVATION MODES AND RESISTANCE PRACTICES

Autores

  • Joelma Aparecida Bressanin (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a educação pública no Brasil a partir do documentário “Nunca me sonharam”. Sob o viés teórico da Análise de Discurso, tomamos o documentário como linguagem, no propósito de analisar o funcionamento da ideologia na relação imaginária dos sujeitos com suas condições materiais de existência. Assim, pensando sobre o processo de constituição dos sentidos e dos sujeitos, no modo como estes se significam e são significados no espaço escolar, buscamos dar visibilidade os processos de identificação e os modos de subjetivação dos sujeitos-alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Aparecida Bressanin (UNEMAT), Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas
em Linguagem, ambos da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Referências

GADET, Françoise; HAROCHE, Claudine; PÊCHEUX, Michel. Nota sobre a questão da linguagem e do simbólico em psicologia. In: ORLANDI, Eni Puccinelli. (Org.) Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Trad. Pedro de Souza. Campinas, SP: Pontes, 2011, p.55-71.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento. Campinas, Pontes editores, 2002.

MAGALHÃES, Belmira; MARIANI, Bethania. Processos de subjetivação e identificação: ideologia e inconsciente. In: Linguagem em (Dis)curso. Palhoça, SC, v. 10, n. 2, p. 391-408, maio/ago. 2010.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7 ed. SP: Pontes Editores, 2007.

_____. Discurso em Análise: sujeito, sentido e ideologia. SP: Pontes Editores, 2012.

______. Discursos sobre a inclusão. 2014.

______. Eu, tu, ele: discurso e real da história. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad.: Eni Orlandi Puccinelli. 2 ed. Campinas SP: Editora da Unicamp, 2009, [1975].

SILVA, José Renato. A LDB de 1961: língua e educação na configuração nacional: um percurso na história. 2010, 177 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

DOCUMENTÁRIO Nunca me sonharam. Direção de Cacau Rhoden. Brasil: Maria Farinha Filmes, 2017. Documentário (84min.). Disponível em: https://www.videocamp.com/pt/movies/nuncamesonharam. Acesso em: 23 jun. 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Bressanin (UNEMAT), J. A. (2021). MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA/SUBJECTIVATION MODES AND RESISTANCE PRACTICES. Revista ECOS, 30(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5694