MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA/SUBJECTIVATION MODES AND RESISTANCE PRACTICES

Autores

  • Joelma Aparecida Bressanin (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a educação pública no Brasil a partir do documentário “Nunca me sonharam”. Sob o viés teórico da Análise de Discurso, tomamos o documentário como linguagem, no propósito de analisar o funcionamento da ideologia na relação imaginária dos sujeitos com suas condições materiais de existência. Assim, pensando sobre o processo de constituição dos sentidos e dos sujeitos, no modo como estes se significam e são significados no espaço escolar, buscamos dar visibilidade os processos de identificação e os modos de subjetivação dos sujeitos-alunos.

Biografia do Autor

Joelma Aparecida Bressanin (UNEMAT), Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas
em Linguagem, ambos da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Referências

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DOCUMENTÁRIO Nunca me sonharam. Direção de Cacau Rhoden. Brasil: Maria Farinha Filmes, 2017. Documentário (84min.). Disponível em: https://www.videocamp.com/pt/movies/nuncamesonharam. Acesso em: 23 jun. 2017.

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Publicado

18/08/2021

Como Citar

Bressanin (UNEMAT), J. A. (2021). MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA/SUBJECTIVATION MODES AND RESISTANCE PRACTICES. Revista ECOS, 30(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5694