O LUGAR DA LITERATURA REGIONAL NO ENSINO

Autores

  • Marta Helena Cocco UNEMAT

Resumo

Este artigo pretende evidenciar a relevância da inclusão, nos currículos escolares, de obras produzidas na região em que os estudantes vivem, pela importância da literatura como conhecimento também da realidade do entorno e da reflexão sobre a formação do cânone nacional. Assinala-se, nessa inclusão, o cuidado com os critérios de seleção de obras e uma reflexão sobre identidades culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Orientações Curriculares para o ensino

médio. In: _____. Linguagens, códigos e suas

tecnologias. Secretaria de Educação Básica.

Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de

Educação Básica, 2006. p.49- 83. v.1.

BRAIT, Beth. Leituras, formas vivas de surpreender

significações. In: AGUILERA, Vanderci de Andrade;

LÍMOLI, Loredana. (Orgs). Entrelinhas: entretelas: os

desafios da leitura. Londrina: Ed. UEL, 2001. p. 1-20.

CANDIDO, Antônio. Formação da literatura

brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo

Horizonte: Itatiaia, 2000.

______. Direito à literatura. In: ______. Vários

escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p.169-192.

CARVALHO, Carlos Gomes de. A poesia em

Mato Grosso. Cuiabá: Verdepantanal, 2003.

COCCO, Marta Helena. O ensino da

literatura produzida em Mato Grosso:

regionalismo e identidades. Cuiabá: Cathedral

Publicações, 2006.

LEITE, Mário Cezar Silva. Literatura, regionalismo

e identidades: cartografia mato-grossense. In:

______. Mapas da mina: estudos da literatura

em Mato Grosso. Cuiabá: Cathedral Publicações,

p.237-254.

MAGALHÃES, Hilda. História da literatura do

Mato Grosso: séc.XX. Cuiabá: Unicen

Publicações, 2001.

MENDONÇA, Rubens. História da literatura

mato-grossense. 2.ed. Cáceres: Ed. Unemat, 2005.

NADAF, Yasmin Jamil. Literatura mato-grossense

de autoria feminina: séculos XIX e XX. In:

SEMINÁRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA,

, 1995, Rio de Janeiro) Anais... Rio de Janeiro:

Nielm, 1996, p.467-484.

OSAKAB, Haquira. Poesia e indiferença. In: PAIVA,

Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça;

VERSIANI, Zeia (Orgs.). Leituras literárias:

discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/

Autêntica, 2005. p. 37-54.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da

identidade e da diferença. In: ______. (Org.).

Identidade e diferença: a perspectiva dos

estudos culturais. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

p.73-102.

VILALVA, Walnice. Identidade e nacionalismo:

caminhos da historiografia literária brasileira.

Revista Alere, Revista do Núcleo de Pesquisa

Wlademir Dias-Pino, Universidade do Estado de

Mato Grosso, campus Universitário de Tangará

da Serra, v. 1, n.1, p.9-13, 2008.

Publicado

2016-02-11

Como Citar

Helena Cocco, M. (2016). O LUGAR DA LITERATURA REGIONAL NO ENSINO. Revista ECOS, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/953