A Adaptabilidade do Ensino Remoto: Uma Vivência da Prática Docente no Período de Pandemia

Autores

  • Rafael Dias Nascimento Giangarelli UNEMAT
  • Jady Cassimira Vieira de Moraes UNEMAT
  • Vanessa Fabíola Silva de Faria UNEMAT
  • Jacinaira Loureana Ferreira SEDUC-MT

Resumo

Este trabalho trata das experiências teóricas e práticas vivenciadas na Oficina Online de Língua Portuguesa, com foco em interpretação e produção textual, no âmbito Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Capes. O público alvo foi composto por alunos dos 6º, 8º e 9º anos da E.E. Zeni Vieira. As aulas e todas as interações e avaliações realizadas culminaram nos resultados e reflexões aqui apontados com o intuito de relatar as vivências didáticas em um inédito cenário pandêmico por graduandos do curso de Licenciatura em Letras. O projeto é teoricamente apoiado por Cosson (2006), Geraldi (1984) e Paes e Freitas (2020). Utilizamos as plataformas digitais do Google Meet, Whatsapp e Google Forms para ministrar o conteúdo proposto, solucionar dúvidas e realizar avaliações de aprendizagem, respectivamente. Unindo a preparação teórica, a prática didática e a análise do momento globalmente vivenciado, pode-se concluir como o ensino é, como de costume, um dos mais afetados em tempos de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Dias Nascimento Giangarelli, UNEMAT

Aluno do curso de Licenciatura em Letras – Unemat – Sinop. Residente do Programa de residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020 

Jady Cassimira Vieira de Moraes, UNEMAT

Aluna do curso de Licenciatura em Letras – Unemat – Sinop. Residente do Programa de residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

Vanessa Fabíola Silva de Faria, UNEMAT

Professora do Curso de Licenciatura em Letras – Unemat/ Sinop – Coordenadora de área do programa Residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

Jacinaira Loureana Ferreira, SEDUC-MT

Professora da Escola Estadual Professora Zeni Vieira/Seduc-MT – Preceptora do programa Residência Pedagógica UNEMAT  núcleo Língua Portuguesa – edital 2020

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

PAES, Francisco Cleyton de Oliveira. FREITAS, Samya Semião. Trabalho docente em tempos de isolamento social: uma análise da percepção do uso das tecnologias digitais por professores da educação básica pública. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.2, 2020. p. 129 - 149. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index. php/linguagememfoco/article/ view/4050.> Acesso em: 08/12/2020

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Dias Nascimento Giangarelli, R., Cassimira Vieira de Moraes, J., Fabíola Silva de Faria, V., & Loureana Ferreira, J. (2023). A Adaptabilidade do Ensino Remoto: Uma Vivência da Prática Docente no Período de Pandemia. Revista Fronteira Digital, 1(11). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/fronteiradigital/article/view/11997

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)