Entre muitos “outros”: ensino de história e integração latino-americana

Autores

  • Juliana Pirola da Conceição

Resumo

O artigo apresenta os dados parciais de uma pesquisa, realizada em 2013, em duas escolas públicas da região central de São Paulo, onde a presença de imigrantes latino-americanos aumenta a cada ano. O objetivo era investigar o papel do ensino de História na mobilização de atitudes que favoreçam o convívio e a integração na América Latina e observar se a relação que se estabelece com a história da América Latina passa pela relação entre os próprios jovens dentro do espaço escolar. Ao total, 73 jovens estudantes participaram da pesquisa. Destes, 6 eram bolivianos. Eles responderam a um instrumento composto por 15 questões fechadas e uma aberta. Os resultados obtidos foram analisados em função das representações sociais mobilizadas, tomando-se como referência os estudos de Serge Moscovici e Denise Jodelet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Conceição, J. P. da. (2016). Entre muitos “outros”: ensino de história e integração latino-americana. História E Diversidade, 7(2), 7–23. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1108

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE