Territórios Negros: patrimônio, diáspora e tempo

Autores

  • Gabriel Gonzaga

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. Antirracismo. Tempo. Diáspora.

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de questionar sobre o tempo na educação patrimonial, mais especificamente em museus que trabalham a memória, o patrimônio e a identidade negra com direcionamento político para as questões educacionais e militantes antirracistas. Assim, ele se desenvolve com referência sobre o projeto Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, o trabalhando a partir de uma perspectiva diaspórica sobre a cultura, valorizando as relações transversais entre o patrimônio da cultura negra e o da cultura nacional. Por fim, propõe que se trabalhe no projeto uma perspectiva de tempo semelhante a como Walter Benjamin pensou o tempo de agora, renomeado e reajustado para os interesses do projeto aqui como tempo da diáspora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Gonzaga, G. (2016). Territórios Negros: patrimônio, diáspora e tempo. História E Diversidade, 7(2), 54–72. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1112

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE