MEMÓRIAS DA INFÂNCIA: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS EM CÁCERES-MT

Autores

  • Elisangela França COEDUC /UNEMAT, Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda - EEDGPA

Palavras-chave:

Cultura - Jogo – Brincadeiras - História

Resumo

Cáceres traz consigo marcas profundas de várias épocas. É neste contexto sócio-político e cultural, que observamos os jogos e suas influências no desenvolvimento infantil, numa época em que a vida da cidade girava em função do Rio Paraguai e das tradicionais casas que cercavam a Igreja Catedral. Ao buscar reconstituir, a partir da memória da infância, o contexto histórico dos jogos e identificar os sentidos e significados das brincadeiras na educação de meninos e meninas em Cáceres, tomamos por referência as brincadeiras narradas por homens e mulheres que, entre 1945 a 1965, eram crianças na cidade de Cáceres. Nesta pesquisa, buscamos analisar como os valores sociais e culturais são introduzidos nas brincadeiras e jogos, e nesse sentido, buscamos identificar as contribuições destes na formação da identidade dos habitantes da cidade

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Como Citar

França, E. (2014). MEMÓRIAS DA INFÂNCIA: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS EM CÁCERES-MT. História E Diversidade, 4(1), 13. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/161