Religiões de matrizes africanas nas histórias em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica no ensino de história da África e cultura Afro-brasileira

Autores

  • Luciana de Freitas Gonçalves

Resumo

Depois de décadas de rejeição, é cada vez maior o número de professores a utilizarem as histórias em qua-
drinhos como suporte pedagógico em sala de aula. No entanto, seja nos Comic Books de super-heróis, nas
revistinhas de terror ou nos gibis infanto-juvenis, as HQs sempre reproduziram padrões estéticos e valores
sociais únicos, tipicamente ocidentais. De outro lado, os negros africanos, suas culturas, em especial suas
religiosidades, foram deveras apresentados de forma estereotipada e negativa. Apenas recentemente come-
çaram a haver produções, nacionais e estrangeiras, com histórias que visam mostrar uma África do ponto de
vista dos africanos e afrodescendentes. Este artigo pretende analisar estas diferentes representações, propon-
do-as como instrumentos de reflexão durante as aulas de História.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

GONÇALVES, Luciana de Freitas. Religiões de matrizes africanas nas histórias em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica no ensino de história da África e cultura Afro-brasileira. História e Diversidade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 289–307, 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1634. Acesso em: 14 mar. 2025.