Religiões de matrizes africanas nas histórias em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica no ensino de história da África e cultura Afro-brasileira

Autores

  • Luciana de Freitas Gonçalves

Resumo

Depois de décadas de rejeição, é cada vez maior o número de professores a utilizarem as histórias em qua-
drinhos como suporte pedagógico em sala de aula. No entanto, seja nos Comic Books de super-heróis, nas
revistinhas de terror ou nos gibis infanto-juvenis, as HQs sempre reproduziram padrões estéticos e valores
sociais únicos, tipicamente ocidentais. De outro lado, os negros africanos, suas culturas, em especial suas
religiosidades, foram deveras apresentados de forma estereotipada e negativa. Apenas recentemente come-
çaram a haver produções, nacionais e estrangeiras, com histórias que visam mostrar uma África do ponto de
vista dos africanos e afrodescendentes. Este artigo pretende analisar estas diferentes representações, propon-
do-as como instrumentos de reflexão durante as aulas de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Gonçalves, L. de F. (2016). Religiões de matrizes africanas nas histórias em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica no ensino de história da África e cultura Afro-brasileira. História E Diversidade, 8(1), 289–307. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/1634