SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES ENTRE O CURRÍCULO E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (1998-2011)

Autores

  • Fabíola Matte Bergamin Professora da rede municipal de São Paulo- SME-SP

Palavras-chave:

Ensino de História, currículo, história das disciplinas escolares, Exame Nacional do Ensino Médio.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões realizadas na pesquisa de mestrado Currículo e Exame Nacional do Ensino Médio: rupturas e permanências na conformação dos saberes históricos escolares, a qual cotejou as Competências e Habilidades para a disciplina escolar História presentes em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). A análise das mudanças e permanências no período de 1998 a 2011 quanto à concepção da disciplina História presente nas provas, além das reformulações do ENEM pretendeu averiguar se ele pode ser considerado um instrumento que reflete a implementação dos PCNEM e PCN+ no território nacional.

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Publicado

10/09/2014

Como Citar

Matte Bergamin, F. (2014). SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES ENTRE O CURRÍCULO E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (1998-2011). História E Diversidade, 4(1), 20. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/25

Edição

Seção

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)