A REVOLUÇÃO FRANCESA: PANORAMA HISTÓRICO E OS EFEITOS QUE MOLDARAM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Bruno Mesquita Falcetti Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)

Resumo

Neste artigo, pretende-se apreciar, respeitando a temporalidade dos fatos, de maneira narrativa e sociológica os eventos da Revolução Francesa, bem como aqueles que a precedem e sucedem a fim de, finalmente, entender as consequências destes fenômenos para a sociedade contemporânea. Dividir-se-á o estudo no entendimento de 5 competências ligadas ao objeto: (I) Processo histórico de construção; (II) Aspectos sociais, relações de poder e estrutura dos Estados europeus na década de 1780; (III) Narrativa histórica; (IV) fatores que levam Napoleão Bonaparte a tornar-se o principal ator no pós-revolução e nas guerras em que a nova república; (V) os efeitos e influências da revolução francesa no ambiente internacional do século XIX.

Downloads

Publicado

16/02/2018

Como Citar

Falcetti, B. M. (2018). A REVOLUÇÃO FRANCESA: PANORAMA HISTÓRICO E OS EFEITOS QUE MOLDARAM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. História E Diversidade, 9(1), 110–125. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/2750