ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: O CURSO DE HISTÓRIA DA UFMT E AS PRÁTICAS
Palavras-chave:
ensino de história, formação de professores, reestruturação curricularResumo
Este artigo faz uma discussão sobre do curso de História da UFMT/Campus de Cuiabá, sobretudo no que diz respeito ao Estágio Curricular e a Prática de Ensino no contexto da última reformulaçãocurricular empreendida nos anos de 2008 e 2009 que originou um novo Projeto de Curso em vigor a partir de
2010. Trazem-se algumas reflexões teóricas para se debater a formação docente e o ensino de história, além
de apresentar discussões que atravessam a formação: as concepções de história historicamente construídas e
adotadas as práticas e materiais didáticos, a realidade escolar, os espaços e as políticas públicas, cujas relações
estão imbricadas nas escolas estaduais de Educação Básica.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1981.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. 4. ed. V. 1. São
Paulo: Brasiliense, 1994.
ESCOLANO, Augustín. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Augustín (orgs.). Currículo, espaço e subjetividade: a
arquitetura como programa. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FONSECA, Selva; SILVA, Marcos. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo
entendido. Campinas/SP: Papirus, 2007.
LE GOFF, Jacques et al. A Nova História. Lisboa: Edições 70, 1978.
LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.
Petrópolis: Vozes, 1999.
MACEDO, Joaquim Manoel de. Lições de História do Brasil para os alunos do Colégio
Pedro II. Rio de Janeiro: Tipografia Imparcial, 1861.
MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam depois que acabou a ditadura militar no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em
perspectiva. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes,