LICENCIATURA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Maria Elsa Markus

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Supervisionado, Graduação

Resumo

O presente artigo sintetiza um estudo desenvolvido sobre estágio supervisionado na formação de
professores de História. Compreende o período entre os anos de 1985 e 2009, e neste, atividades realizadas e
reflexões feitas por estudantes estagiários e docentes supervisores de estágio do Curso de História, do Campus de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Sirlene Oliveira de. A prática de ensino e o estágio supervisionado na formação

de professores de história (2006 a 2008). Trabalho de Conclusão de Curso. HIS/ICHS/

CUR/UFMT, 2011.

CEREZER, Osvaldo Mariotto. Estágio Supervisionado e Formação em História: entre incertezas e possibilidades. In: JESUS, Nauk Maria de; CEREZER Mariotto & RIBEIRO, Renilson Rosa (orgs.). Ensino de História: Trajetórias em Movimento. Cáceres: EDUNEMAT,

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP : Papirus, 2003.

DOURADO, Janderson Araújo. Formação de professores de história: atividades realizadas na implantação do Núcleo de Estágio Supervisionado (HIS/ICHS/CUR/UFMT: 2007-

. Trabalho de Conclusão de Curso/HIS/ICHS/CUR/UFMT, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em está-

gios. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP : Papirus, 1991.

KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP : Papirus,

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproxima-

ção da realidade escolar e a prática da reflexão. In: Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de

ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP : Papirus, 1991.

MEDEIROS, Aparecida Cristina. Prática de ensino e estágio supervisionado compondo

um mesmo processo: o caso do Curso de Graduação de Licenciatura Plena em Histó-

ria/HIS/ICHS/CUR/UFMT - (1985-2008). Trabalho de Conclusão de Curso. HIS/ICHS/

CUR/UFMT, 2010.

RODRIGUES, Charles Barreto. Implantação do núcleo de estágio supervisionado – HISTÓRIA/ICHS/CUR/UFMT (2003-2009). Trabalho de Conclusão de Curso. HIS/ICHS/

CUR/UFMT, 2010.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo [et alii]. A pesquisa em História. 4 ed. São Paulo : Ática,

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

MARKUS, Maria Elsa. LICENCIATURA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E ALGUMAS REFLEXÕES. História e Diversidade, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 153–166, 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/873. Acesso em: 9 dez. 2025.