LICENCIATURA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Maria Elsa Markus

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Supervisionado, Graduação

Resumo

O presente artigo sintetiza um estudo desenvolvido sobre estágio supervisionado na formação de
professores de História. Compreende o período entre os anos de 1985 e 2009, e neste, atividades realizadas e
reflexões feitas por estudantes estagiários e docentes supervisores de estágio do Curso de História, do Campus de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Sirlene Oliveira de. A prática de ensino e o estágio supervisionado na formação

de professores de história (2006 a 2008). Trabalho de Conclusão de Curso. HIS/ICHS/

CUR/UFMT, 2011.

CEREZER, Osvaldo Mariotto. Estágio Supervisionado e Formação em História: entre incertezas e possibilidades. In: JESUS, Nauk Maria de; CEREZER Mariotto & RIBEIRO, Renilson Rosa (orgs.). Ensino de História: Trajetórias em Movimento. Cáceres: EDUNEMAT,

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP : Papirus, 2003.

DOURADO, Janderson Araújo. Formação de professores de história: atividades realizadas na implantação do Núcleo de Estágio Supervisionado (HIS/ICHS/CUR/UFMT: 2007-

. Trabalho de Conclusão de Curso/HIS/ICHS/CUR/UFMT, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em está-

gios. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP : Papirus, 1991.

KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP : Papirus,

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproxima-

ção da realidade escolar e a prática da reflexão. In: Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de

ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP : Papirus, 1991.

MEDEIROS, Aparecida Cristina. Prática de ensino e estágio supervisionado compondo

um mesmo processo: o caso do Curso de Graduação de Licenciatura Plena em Histó-

ria/HIS/ICHS/CUR/UFMT - (1985-2008). Trabalho de Conclusão de Curso. HIS/ICHS/

CUR/UFMT, 2010.

RODRIGUES, Charles Barreto. Implantação do núcleo de estágio supervisionado – HISTÓRIA/ICHS/CUR/UFMT (2003-2009). Trabalho de Conclusão de Curso. HIS/ICHS/

CUR/UFMT, 2010.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo [et alii]. A pesquisa em História. 4 ed. São Paulo : Ática,

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Markus, M. E. (2015). LICENCIATURA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E ALGUMAS REFLEXÕES. História E Diversidade, 6(1), 153–166. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/873