Resiliência em estudantes de nível técnico de enfermagem e radiologia/ Resilience in technical nursing and radiology students/ Resiliencia en estudiantes de enfermería técnica y radiología

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho Universidade Paulista - Campus Brasília - Departamento de Enfermagem
  • Joseane Correia Brito Moura Gomes Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Maria do Socorro da Conceição Rodrigues Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Lorena Morena Rosa Melchior Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil.
  • Osmar Pereira dos Santos Faculdade União de Goyazes Trindade – GO – Brasil.
  • Rodrigo Marques da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás, GO, Brasil.
  • Francidalma Soares Souza Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Balsas (MA), Brasil.
  • Thais Vilela de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30681/25261010

Palavras-chave:

Estudantes, Resiliência Psicológica, Pessoal de Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar as características gerais e o grau de resiliência de estudantes de técnico de enfermagem e radiologia de uma instituição no entorno de Brasília. Método: trata-se de um estudo transversal e descritivo, realizado com 250 estudantes da área de saúde, por meio de questionário sociodemográfico e da escala de resiliência de Wagnild & Young. Os dados foram analisados no SPPS e apresentados por estatística descritiva. Resultados: predominaram estudantes do sexo feminino (86,4%), casadas (91,6%) e com filhos (54,4%). Residem no entorno de Brasília (62,4%), sendo que 49,5% possuíam resiliência moderada. Os fatores que mais contribuem para a resiliência são resoluções de ações e valores, autoconfiança e capacidade de adaptação. Conclusão: compreender o perfil sociodemográfico e acadêmico de estudantes, torna-se um importante instrumento para sinalizar modos que potencializam ou fragilizam o ensino-aprendizagem, bem como a resiliência diante dos enfrentamentos desse cotidiano.

Biografia do Autor

Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista - Campus Brasília - Departamento de Enfermagem

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde (PUC-GO). Professor do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília, Brasília-DF.

Joseane Correia Brito Moura Gomes, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Goiás, Brasil.

Graduação em enfermagem pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Goiás, Brasil.

Maria do Socorro da Conceição Rodrigues, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Goiás, Brasil.

Graduação em enfermagem pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Goiás, Brasil.

Lorena Morena Rosa Melchior, Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil.

Osmar Pereira dos Santos, Faculdade União de Goyazes Trindade – GO – Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais. Coordenador de estágio do curso de enfermagem da Faculdade União de Goyazes Trindade – GO – Brasil

Rodrigo Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás, GO, Brasil.

Doutor em Enfermagem, Professor Titular da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás, GO, Brasil. 

Francidalma Soares Souza Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Balsas (MA), Brasil.

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública Professor titular do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Balsas (MA), Brasil. 

Thais Vilela de Sousa

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia – Go- Brasil.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Moraes Filho, I. M. de, Gomes, J. C. B. M., Rodrigues, M. do S. da C., Melchior, L. M. R., Santos, O. P. dos, Silva, R. M. da, … Sousa, T. V. de. (2020). Resiliência em estudantes de nível técnico de enfermagem e radiologia/ Resilience in technical nursing and radiology students/ Resiliencia en estudiantes de enfermería técnica y radiología. Journal Health NPEPS, 5(1), 351–368. https://doi.org/10.30681/25261010

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