Morte e o processo de morrer na visão dos discentes de enfermagem/ Death and dying process in the view of nursing students/ Muerte y el proceso de morir en la visión de los estudiantes de enfermeira

Autores

  • André Luiz Silva Alvim Centro Universitário UNA Contagem https://orcid.org/0000-0001-6119-6762
  • Ana Luiza Oliveira Almeida Centro Universitário UNA Contagem.
  • Karen Campos dos Santos Centro Universitário UNA Contagem.
  • Letícia Karine Costa de Oliveira Centro Universitário UNA Contagem.
  • Natália Rodrigues da Silva Centro Universitário UNA Contagem.

Palavras-chave:

Morte, Qualidade de Vida, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem Baseada em Evidência

Resumo

Objetivo: desvelar os significados da morte e do processo de morrer na visão dos discentes de enfermagem. Método: estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, realizado com 17 discentes de enfermagem da cidade de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Foi realizada entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro com perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: a partir da análise de conteúdo das entrevistas, emergiram-se três categorias que permitiram compreender a percepção em relação a temática: (1) a visão da morte para os discentes de enfermagem; (2) medo da morte; (3) a morte no processo de formação dos discentes. Conclusão: os discentes relatam a necessidade de inclusão da temática morte na grade curricular, de modo a atender aos diversos contextos em que o fenômeno está inserido.

Biografia do Autor

André Luiz Silva Alvim, Centro Universitário UNA Contagem

Doutorando e mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em auditoria, gestão da qualidade e controle de infecção hospitalar. Professor do Centro Universitário UNA.

Ana Luiza Oliveira Almeida, Centro Universitário UNA Contagem.

Discente, Centro Universitário UNA Contagem.

Karen Campos dos Santos, Centro Universitário UNA Contagem.

Discente, Centro Universitário UNA Contagem.

Letícia Karine Costa de Oliveira, Centro Universitário UNA Contagem.

Discente, Centro Universitário UNA Contagem.

Natália Rodrigues da Silva, Centro Universitário UNA Contagem.

Discente, Centro Universitário UNA Contagem.

Referências

Busa ALA, Silva GB, Rocha FP. O luto do jovem adulto decorrente da morte dos pais pelo câncer. Psicol cienc prof. 2019; 39:e183780.

Paiva FCL, Almeida Júnior JJ, Damásio AC. Ética em Cuidados Paliativos: concepção sobre o fim da vida. Rev bioét. 2014; 22(3):550-60.

Costa AS, Back IR, Lino IGT, Marquete VF, Miguel MEGB, Marcon SS. Ansiedade e percepções de morte e morrer entre graduandos de enfermagem. Adv Nurs Health. 2019; 1:67-84.

Lima R, Borsatto AZ, Vaz DC, Pires ACF, Cypriano VP, Ferreira MA. A morte e o processo de morrer: ainda é preciso conversar sobre isso. Rev Min Enferm. 2017; 21:e-1040.

Oliveira ES, Angra G, Morais MF, Feitosa IP, Gouveia BLA, Costa MML. O processo de morte e morrer na percepção dos acadêmicos de Enfermagem. Rev Enferm UFPE Online. 2016; 10(5):1709-16.

Heise BA, Gilpin LC. Nursing students' clinical experience with death: a pilot study. Nurs Educ Perspect. 2016; 37(2):104-6.

Minayo MCS, Costa AP. Técnicas que fazem uso da Palavra, do Olhar e da Empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. Aveiro: Ludomedia; 2019.

Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007; 19(6):349-57.

Silva AH, Fossá MIT. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Rev Eletron. 2016; 16(1):1-14.

Duarte AC, Almeida DV, Popim RC. A morte no cotidiano na graduação: um olhar do aluno de medicina. Interface (Botucatu). 2015; 19(55):1207-1219.

Lima CP, Machado MA. Cuidadores principais antes a experiencia da morte: seus sentidos e significados. Psicol cienc prof. 2018; 38(1):88-101.

Arrieira ICO, Thofern MB, Amestoy SC, Cardoso DH. Espiritualidade e o processo de morrer: reflexões de uma equipe interdisciplinar de cuidados paliativos. Av enferm. 2016; 34(2):137-47.

Santos MA, Hormanez M. Atitude frente à morte em profissionais e estudantes de enfermagem: revisão da produção científica da última década. Ciênc saúde coletiva. 2013; 18(9):2757-68.

Silva BC, Boechat IT. O psicólogo e o paciente no estágio de fim de vida hospitalizado: uma discussão sobre o medo da morte. Interdiscip Sci J. 2017; 4(5):1-15.

Faria SS, Figueiredo JS. Aspectos emocionais do luto e da morte em profissionais da equipe de saúde no contexto hospitalar. Psicol hosp. 2017; 15(1):44-66.

Santos C, Miranda S, Freitas K, Vasconcelos E. Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo morte e morrer: implicações na formação profissional. Enferm Foco. 2020; 11(3):48-53.

Nascimento VF, Hattori TY, Terças-Trettel ACP. Dificultades y temores de las enfermeras que enfrentan la pandemia de COVID-19 en Brasil. Rev Hum Med. 2020; 20(2):312-333.

Cardoso MFPT, Martins MMFPS, Ribeiro OMPL, Pereira VLSC, Pires RMF, Santos MR. Atitude dos enfermeiros gestores face à morte: repercussões da pandemia por COVID-19. J Health NPEPS. 2020; 5(2):42-59.

Vasconcellos SA, Viegas AC, Muniz RM, Cardoso DH, Azevedo NA, Amaral DED. Experiências vividas por enfermeiros sobre os cuidados paliativos no ambiente domiciliar. J Health NPEPS. 2020; 5(2):274-290.

Praxedes AM, Araújo JL, Nascimento EGC. A morte e o morrer no processo de formação do enfermeiro. Psic saúde doenças. 2018; 19(2):369-376.

Silva AC, Mendes P. O impacto biopsicossocial em enfermeiros frente ao processo de morte e morrer de pacientes terminais. REAID. 2021; 95(33):e-21031.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Alvim, A. L. S., Almeida, A. L. O., dos Santos, K. C., de Oliveira, L. K. C., & da Silva, N. R. (2021). Morte e o processo de morrer na visão dos discentes de enfermagem/ Death and dying process in the view of nursing students/ Muerte y el proceso de morir en la visión de los estudiantes de enfermeira. Journal Health NPEPS, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5010

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale