Enfermagem transcultural: um desafio na formação em enfermagem/ Transcultural nursing: a challenge in nursing education/ Enfermería transcultural: un desafío en la formación de enfermería

Autores

Palavras-chave:

Competência Cultural, Diversidade Cultural, Enfermagem, Enfermagem Transcultural, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: investigar na literatura a aplicação do ensino da enfermagem transcultural para estudantes de cursos de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa de artigos publicados entre 2011 e 2021 através de buscas na Medline, Lilacs, BDENF e IBECS, a partir da questão norteadora: qual a abordagem da literatura sobre a aplicação do ensino da enfermagem transcultural para estudantes de cursos de graduação em enfermagem? Resultados: foram encontrados um total de 92 artigos, dos quais 10 foram incluídos nesta revisão. Identificou-se que minicursos e workshops sobre enfermagem transcultural e intercâmbios culturais aumentam a competência cultural dos estudantes, tendo, portanto, impacto positivo sobre as atitudes dos futuros enfermeiros. Renovações de currículos e preparação dos docentes devem ser consideradas para o aperfeiçoamento do ensino da enfermagem transcultural. Considerações finais: o ensino da enfermagem transcultural para estudantes de graduação em enfermagem não deve se limitar a aulas teóricas, devendo ser enfatizado também através do ensino prático.

Referências

Moreira LR, Siqueira AT, Santos PT, Ladislau VN. Percepção do enfermeiro acerca da formação acadêmica para o exercício profissional. Enferm Rev. 2018; 21(1):34-50.

Sherman RO, Prestia AS. Win-win leadership practicums. Nurs Manage. 2018; 49(4):7-8.

Polat DC, Akcan E. Hemsirelik ogrencilerinin yabanci uyruklu hastalara bakim vermede yasadigi guçlukler (Difficulties experienced of nursing students who give care foreign patients). Anadolu Hemsirelik ve Saglik Bilimleri Dergisi. 2016; 19(Özel Sayi):9-13.

Fontana RT. A interculturalidade na formação dos profissionais de enfermagem. Rev Contexto Educ. 2019; 34(109):36-51.

Aydin G, Karamehmet B. Factors affecting health tourism and international health-care facility choice. Int J Pharm Healthc Mark. 2017; 11(1): 16–36.

Larsen R, Mangrio E, Persson K. Interpersonal communication in transcultural nursing care in India: a descriptive qualitative study. J Transcult Nurs. 2020; 1-8.

Fernandes MCL, Silva W, Tolentino TS, Araújo MJA, Joventino MLS, Silva PE. Conhecimento de profissionais de enfermagem acerca da assistência à saúde dos transexuais. Rev Ciênc Saúde Nova Esperança. 2019; 17(2):34-44.

Borson LAMG, Cardoso MS, Gonzaga MFN. A teoria ambientalista de Florence Nightingale. Saúde Foco. 2018; 10:1-5.

Silva KPS, Silva AC, Santos AMS, Cordeiro CF, Soares DAM, Santos FF, et al. Autocuidado a luz da teoria de Dorothea Orem: panorama da produção cientifica brasileira. Braz J Dev. 2021; 7(4):34043–34060.

Frota SS, Lopes LV, Onofre MR, Dodou HD, Guedes MVC. Aplicabilidade do modelo de adaptação de Roy no cuidado ao paciente diabético. Braz J Health Rev. 2020;3(4):10699–709.

McFarland MR, Wehbe-Alamah HB. Leininger’s theory of culture care diversity and universality: an overview with a historical retrospective and a view toward the future. J Transcult Nurs. 2019; 30(6):540-557.

Baghdadi NA, Ismaile S. Cultural competency of nursing faculty teaching in baccalaureate nursing programs in the United States. AMJ. 2018; 11(2):126-134.

(Dee) Ray MA. Remembering: my story of the founder of transcultural nursing, the late Madeleine M. Leininger, PhD, LHD, DS, RN, CTN, FAAN, FRCNA (Born: July 13, 1925; Died: August 10, 2012). J Transcult Nurs. 2019; 30(5):429–433.

Gunn JA. President’s message: cultural humility. J Transcult Nurs. 2019; 30(5):530.

Pacquiao DF. Transcultural nursing and population health. J Transcult Nurs. 2019; 30(5):530.

Silva ER, Alencar EB, Dias EA, Rocha LC, Carvalho SCM. Transculturalidade na enfermagem baseada na teoria de Madeleine Leininger. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2021; 13(2):e5561.

Brasil. Resolução nº. 573, de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes curriculares nacionais em enfermagem. Diário Oficial da União 6 nov 2018; 213(1):38.

Coutinho E, Amaral S, Parreira V, Chaves C, Amaral O, Nelas P. O cuidado cultural na trajetória da enfermagem transcultural e competência cultural. CIAIQ 2017. 2017; 2:1578-1587.

Zani LF, Terra MF. Conhecimentos sobre identidade de gênero e orientação sexual entre graduandos/as de enfermagem. J Health NPEPS. 2019; 4(2):167-179.

Nascimento VF, Hattori TY, Terças-Trettel ACP. Desafios na formação de enfermeiros indígenas em Mato Grosso, Brasil. Ciênc saúde coletiva. 2019; 25(1):47-56.

Castro NJC, Mesquit DS, Naka KS, Teixeira JBG, Borges RS. Ensino da saúde das populações tradicionais em cursos de enfermagem. Enferm Foco. 2019; 10(6):36-41.

Toronto CE, Remington R. A Step-by-Step Guide to Conducting an Integrative Review. In A Step-by-Step Guide to Conducting an Integrative Review; 2020.

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005; 52:546-553.

Oliveira Araújo WC. Recuperação da informação em saúde. In ConCI: Convergências em Ciência da Informação. 2020; 3(2).

Brasil. Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Lei dos direitos autorais. Diário Oficial da União 20 fev 1998; 1:3.

Chan EA, Liu JYW, Fung KHK, Tsang PL, Yen J. Pre-departure preparation and co-curricular activities for Students' intercultural exchange: a mixed-methods study. Nurse Educ Today. 2018; 63:43–49.

Chan EA, Nyback MH. A virtual caravan - A metaphor for home internationalization through social media: a qualitative content analysis. Nurse Educ Today. 2015; 35:828-832.

Chang L, Chan SC, Hung SL. Embracing diversity and transcultural society through community health practicum among college nursing students. Nurse Educ Pract. 2018; 31:156–160.

Cruz JP, Estacio JC, Bagtang CE, Colet PC. Predictors of cultural competence among nursing students in the Philippines: a cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2016; 46:121–126.

Karatay G, Bowers B, Karadag EB, Demir MC. Cultural perceptions and clinical experiences of nursing students in Eastern Turkey. Int Nurs Rev. 2016; 63:547–554.

Larsen R, Reif L. Effectiveness of cultural immersion and culture classes for enhancing nursing students' transcultural self-efficacy. J Nurs Educ. 2011; 50(6):350-354.

Liang HF, Wu KM, Hung CC, Wang YH, Chen YC. Evaluation of nursing students’ perceptions of their cultural care competency: a mixed method study in Taiwan. Nurse Educ Pract. 2019; 41:102639.

Murray BA. Nursing students’ experiences of health care in Swaziland: transformational processes in developing cultural understanding. J Nurs Educ. 2015; 54(9):65-73.

Rifà-Ros R, Costa-Tutusaus L, Espinosa-Fresnedo C. Influencia de la formación en competencia cultural sobre la actitud frente a la inmigración de los estudiantes de tercero de enfermería. FEM. 2016; 16(2):105-110.

Wang Y, Xiao LD, Yan P, Wang Y, Yasheng A. Nursing students' cultural competence in caring for older people in a multicultural and developing region. Nurse Educ Today. 2018; 70:47–53.

Giger JN. Introduction to transcultural nursing. Transcultural Nursing Assessment and Intervention. 7ª ed. Riandeport Lane Elsevier; 2017.

Sjögren Forss K, Persson K, Borglin G. Nursing students’ experiences of caring for ethnically and culturally diverse patients. A scoping review. Nurse Educ Pract. 2019; 37:97–104.

Tanriverdi G. Transcultural nursing association and approach to the COVID-19 pandemic. J Educ Res Nurs. 2021; 18(Supp1):1–2.

Alemany-Arrebola I, Plaza del Pino FJ, Sánchez-Ojeda MA. Prejudiced attitudes of nursing students in Southern Spain toward migrant patients. J Transcult Nurs. 2020; 32(4):434–442.

Çelebi C. Hemsirelik farkli kulturden olan hastaya yaklasımları (The approaches of the nurses to the patients from different cultures) [Master Thesis]. Istanbul (TR): Marmara Universitesi; 2019.

Qin Y, Chaimongkol N. Simulation with standardized patients designed as interventions to develop nursing students’ cultural competence: a systematic review. J Transcult Nurs. 2021; 32(6):778-789.

Silva AGI, Sardinha DM, Costa HPG, Teixeira JL, Pereira JS, Silva KB, et al. Enfermagem e a Diversidade Transcultural Amazônica: Um Relato de Experiência. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2018; (19):e212.

Santos ANS, Nascimento ER. Proposições de cuidado cultural à enfermagem frente a as¬pectos da saúde reprodutiva de mulheres quilombolas. Rev baiana enferm. 2019; 33:e33375.

Paulino VCP, Silva LA, Prado MA, Barbosa MA, Porto CC. Formação e saberes para a docência de graduação em enfermagem. J Health NPEPS. 2017; 2(1):272-284.

Singleton JK. An Enhanced cultural competence curriculum and changes in transcultural self-efficacy in doctor of nursing practice students. J Transcult Nurs. 2017; 28(5):516–522.

James L, Stiles A, Stephens C. Nursing student differences in transcultural self-efficacy by culture curriculum: a longitudinal study. J Transcult Nurs. 2020; 32(3):286–294.

Rodriguez-Arrastia M, Ropero-Padilla C, Fernández-Sola C, Portillo MC. Nursing emigration in the United Kingdom: A qualitative exploration of the Spanish nursing community. Nurs Open. 2021; 8:675-687.

Nursalam N, Chen CM, Efendi F, Has EMM, Hidayati L, Hadisuyatmana S. The lived experiences of Indonesian nurses who worked as care workers in Taiwan. J Nurs Res. 2020; 28(2):e78.

Touray S, Sanyang B, Zandrow G, Dibba F, Fadera K, Kanteh E, et al. An assessment of critical care capacity in the Gambia. J Crit Care. 2018; 47:245-253.

Smith LS. Cultural competence: a guide for nursing students. Nursing. 2017; 47(10):18-20.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

Aydogdu, A. L. F. (2022). Enfermagem transcultural: um desafio na formação em enfermagem/ Transcultural nursing: a challenge in nursing education/ Enfermería transcultural: un desafío en la formación de enfermería. Journal Health NPEPS, 7(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6013

Edição

Seção

Artigo de Revisão/ Review Article/ Artículo de Revisión