Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud

Autores

Palavras-chave:

Docentes, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Preceptoria

Resumo

Objetivo: conhecer as vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde. Método: estudo exploratório e com abordagem qualitativa, realizado entre o primeiro semestre de 2019 e o último de 2020, junto a 24 alunos do último semestre do curso de enfermagem, em uma universidade pública de Mato Grosso, Brasil. A coleta de dados foi realizada de forma remota. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados: o processo de transição do formato tradicional do estágio supervisionado de enfermagem para uma nova modalidade de ensino-aprendizagem e acompanhamento em campo prático, foi concebido pelos estudantes com certa apreensão, pelo desconhecimento da estratégia, mas remetendo a ideia de maior liberdade e autonomia. Consideram que um preceptor deve ser comprometido com a ética e a formação de qualidade. Quanto a coordenação do estágio, veem como importante interlocução entre alunos e preceptores, estreitando laços e oportunizando momentos de trocas, com direcionamentos e apoio para o melhor aproveitamento. Conclusão: as vivências dos estudantes de enfermagem na preceptoria foram positivas, o que pode impactar na atuação profissional futura.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Alves da Silva, A. ., Baggio, Érica, Antonelo Martins, V. ., Hattori, T. Y., Ferreira do Nascimento, V. ., & Pereira Terças-Trettel, A. C. . (2022). Vivências de estudantes de enfermagem na preceptoria em saúde/ Experiences of nursing students on preceptorship in health/ Experiencias de estudiantes de enfermería sobre la preceptoría en salud. Journal Health NPEPS, 7(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6378

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