LEITURA DE FÁBULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Clarice Freire Zuffo SEDUC/MT
  • Gerenilda Nogueira Correa Rodrigues SEDUC/MT
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini SEDUC/MT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11630

Palavras-chave:

Educação, Fábula, Leitura, Aprendizado

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da leitura de fábulas para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças. Para tal, contamos com auxílio de alguns pesquisadores na área como: Abramovich (2004), Candido (1972), Coelho (2000), entre outros que à luz de suas pesquisas contribuíram para nossa reflexão. Contudo, a leitura de forma geral é uma competência muito significante para a vida por contribuir para a formação integral do indivíduo. Por serem um tipo de leitura normalmente mais rápida e de fácil entendimento, as fábulas podem despertar um sentimento de prazer pelo ato de ler, contribuindo para a formação do leitor proficiente. Esta pesquisa teve como objetivo relatar a importância da leitura de fábulas e a “contação” de histórias no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Este gênero transmite um aprendizado, pois, por meio da moral, no final de cada história traz sempre um valor a ser agregado na formação dos alunos. A pesquisa mostrou que, ao mesmo tempo em que contam uma história “real”, as fábulas remetem a um mundo mágico e imaginário, aproximando-se do universo infantil em forma de fantasia, tornando-se relevante para a educação, considerando que traz conhecimentos acerca da importância da incorporação das fábulas no ensino, visando resgatar os valores esquecidos.

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Biografia do Autor

  • Clarice Freire Zuffo, SEDUC/MT

    Professora da rede estadual de educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) - Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, Comodoro, Mato Grosso, Brasil. Possui Graduação em Artes Visuais e é especialista em Ensino de Artes - Técnicas e Procedimentos (FAVENI)

  • Gerenilda Nogueira Correa Rodrigues, SEDUC/MT

    Professora da rede estadual de educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) - Escola Estadual Deputado Djalma Carneiro da Rocha, Comodoro, Mato Grosso, Brasil. Possui Graduação em História e é especialista em Metodologia do Ensino de História (FAVENI)

  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini, SEDUC/MT

    Pofessora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)- E.E Senador Filinto Muller, Arenápolis, Mato Grosso, Brasil. Graduada em letras(UNEMAT/Tangará da Serra), Mestra em letras(Profletras- UNEMAT/Cáceres).

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Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEITURA DE FÁBULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 126-135. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11630

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